https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/05/463209f2074d4b28957b71a13c09e515.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

EM 2023

Iniciativas da Águas Cuiabá beneficiaram mais de 14 mil pessoas

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Foto/ Reprodução

Em um esforço contínuo para promover mudanças positivas na comunidade, em 2023 a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, teve papel ativo em ações de cidadania que impactaram diretamente mais de 14 mil pessoas.

No total, 134 iniciativas foram realizadas, em parceria com 35 instituições em uma corrente do bem que contou com o engajamento de 231 voluntários empenhados na construção de uma sociedade mais sustentável e inclusiva.

As iniciativas desenvolvidas e apoiadas pela concessionária de água e esgoto englobam atividades de educação, geração de renda, bem-estar social e sustentabilidade.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Durante o ano, o projeto “Você no Saneamento” possibilitou 34 visitas de grupos de estudantes do ensino superior e comunidade em geral para conhecer as Estações de Tratamento de água e esgoto da capital. Em conjunto,

o programa “Águas Cuiabá nas Escolas” realizou 24 ações em instituições de ensino da rede pública, destacando a importância do uso consciente da água e a preservação das nascentes.

Com o objetivo de democratizar o acesso à arte, a exposição do Educativo Itinerante Monet à Beira D’Água, patrocinado pelo grupo Iguá, percorreu cinco escolas da rede pública da capital, incluindo distritos na zona rural. A exposição também disponibilizou óculos de realidade virtual, para que os alunos vivenciassem as obras do pintor francês, Claude Monet.

Buscando proporcionar aprendizado de forma lúdica, a peça teatral “Mudanças Climáticas” ensinou para mais de 1,5 mil estudantes de turmas da pré-escola ao 4º ano a importância de preservar o meio ambiente. Em agosto, crianças do Instituto Reação participaram de um concurso de desenho em alusão ao Mês de Combate à Poluição e os ganhadores levaram para casa um kit escolar completo, uma bicicleta e um tablet.

Conexão do bem – Por meio do programa VoluntarIguá, que completou dois anos de fundação em 2023, adolescentes de dez instituições de ensino da capital mato-grossense participaram de uma roda de conversa sobre trajetória profissional com profissionais do saneamento. Crianças atendidas pelo Instituto Reação também tiveram contato com os diretores da Águas Cuiabá, Renato Carlini Camargo e Julie Campbell, que falaram sobre a sinergia entre educação e esporte

Em alusão ao Dia Mundial da Água, a concessionária também estabeleceu parceria com a Associação Beneficente Banho Solidário Cuiabá, que oferece banho em um trailer com dois banheiros, comida e doação de roupas e sapatos para pessoas em situação de vulnerabilidade extrema.

Em constante diálogo com a comunidade, as ações do programa incluíram ainda um mutirão de Limpeza realizado no Residencial São Carlos que contou com a participação de colaboradores e voluntários da concessionária que deram uma nova paisagem à praça do bairro, com a retirada de 15 sacos de lixo.

Profissionalização – Promovendo a independência feminina, o curso de Noções Básicas de Encanamento para Mulheres ganhou sua segunda edição. Combinando teoria e prática, essa capacitação não apenas fortalece a autonomia em relação a reparos hidráulicos domésticos, mas também oferece uma oportunidade para geração de renda familiar.

No mesmo sentido, em parceria com o Senai Mato Grosso, com o apoio do Poder Público e Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), a Águas Cuiabá também lançou a primeira turma do Curso de Encanador – Especialista de Interligação de Rede de Esgoto. Possibilidade para os colaboradores retomarem os estudos, o ano também foi palco para o lançamento da primeira turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso.

No Dia Mundial do Banheiro, dez instituições em todo Brasil, receberam ações de melhorias como a instalação de vasos sanitários, manutenções hidráulicas e pintura. Na capital mato-grossense, a Águas Cuiabá realizou a reforma no banheiro da instituição da Escola Municipal de Educação Básica do Campo Benedita Xavier, localizada no distrito da Guia.

À frente desses projetos, Ana Cristina Lana Teixeira, coordenadora de responsabilidade social da Águas Cuiabá, enxerga como essencial a continuação desses programas em 2024. “Nós compreendemos a responsabilidade social como um alicerce inseparável de nossa atuação. Assim como no saneamento, temos o poder de transformar vidas, fortalecer laços com a comunidade e impulsionar diálogos sobre sustentabilidade e meio ambiente”, destaca.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 26 de janeiro de 2024 às 19:02:11
  • 26 de janeiro de 2024 às 19:00:31