https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Image-2024-01-31-at-10.21.58.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

FERTILIZANTES

Mato Grosso será beneficiado em acordo entre Brasil e Bolívia

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Guilherme Martimon/ Mapa

Com objetivo de aumentar a produção de fertilizantes, foi firmado um memorando de entendimento entre Brasil e Bolívia que prevê a realização de estudos para a construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados nos dois países.

O documento foi assinado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com os ministros bolivianos de Hidrocarbonetos e Energias, Franklin Ortiz e de Desenvolvimento Rural e Terras, Remmy Gonzáles Atila, em cerimônia no Palácio do Itamaraty, nesta terça-feira (30).

Conforme a proposta, Cuiabá será um dos alvos da cooperação estratégica para estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a atração de investimentos em projetos com potencial de desenvolvimento.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Além da capital mato-grossense, Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, serão contempladas as cidades de Porto Quijarro, Uyuni, Copaisa e Santivañez na Bolívia.

“As alternativas precisam ser criadas e uma delas é o suprimento de gás natural com preços mais competitivos. Para que a gente possa restabelecer a construção e finalizar, por exemplo, a planta de Três Lagoas (MS) e em Cuiabá (MT), o suprimento de gás natural da Bolívia é fundamental”, destacou Fávaro.

A Bolívia tem grandes reservas de gás natural, fundamental para a produção dos nitrogenados, além de minerais usados em outros tipos de nutrientes, mas carece de capacitação e de recursos para desenvolver suas cadeias – carência que o memorando tenta reduzir ao prever ações de cooperação técnica, plano de desenvolvimento industrial e programa de atração de investimento, entre outras medidas.

Cooperação Tecnológica

Durante a cerimônia, Fávaro também assinou, junto com a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sílvia Massruha, e o ministro de Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, Remmy Gonzáles Atila, um memorando de entendimento sobre comércio, desenvolvimento, capacitação e inovação tecnológica.

“Assinamos esse acordo para que as relações bilaterais entre Brasil e Bolívia criem laços mais profundos e mais frutíferos. O Brasil cumpre esse papel também de liderança na agropecuária por todo o continente e a Embrapa poderá colaborar com a agropecuária boliviana”, ressaltou o ministro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *