https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/2024-01-31-13-11-entrega-da-emeb-quintino-pereira-de-freitas-16-65ba7f57ee5f3.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

ENTREGA DE OBRA

Pinheiro entrega 25ª unidade educacional no seu segundo mandato

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Jorge Pinho

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite desta terça-feira (30), no bairro Canjica, a 25ª unidade do seu segundo mandato, totalmente reformada. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Quintino Pereira de Freitas atende crianças do Jardim II e Pré-Escola (I e II), na faixa etária de 3 a 5 anos.

Com a obra, a unidade teve sua capacidade de atendimento ampliada e passa a contar com estruturas de acessibilidade, promovendo a inclusão para pessoas com deficiência.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou da satisfação ao ver a transformação na educação pública cuiabana. “Só em ver o sorriso dessas crianças, a satisfação e o orgulho dos profissionais em serem servidores públicos municipais da educação compensa tudo e mostra que nosso trabalho está dando certo. É um trabalho de resultado, de respeito, de parceria, de equipe e em equipe, e está fazendo Cuiabá mudar na Educação e em todas as áreas da gestão, em todas as regiões da cidade, principalmente nas mais carentes e humildes, porque são pessoas, são famílias que precisam mais dos serviços da Prefeitura. A Educação é uma prova inequívoca da transformação que estamos promovendo na nossa capital”, salientou.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Na região dos bairros Canjica, Bela Vista, Terra Nova e Dom Bosco, entre as obras entregues para a comunidade está a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Elza Luiza Esteves, que teve o antigo prédio demolido e depois totalmente reconstruído. “Agora entregamos mais uma unidade, a EMEB Quintino Pereira de Freitas. Ampliamos a sua capacidade de atendimento, de 196 para 450 estudantes, abrindo a oferta de vagas na educação pública municipal. É praticamente uma obra nova por mês, nesse ritmo intenso do segundo mandato. Estamos virando a página da educação pública da nossa Capital”, disse Emanuel Pinheiro.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, falou sobre os compromissos da gestão com a população, especialmente as crianças. “A transformação da sociedade só acontece por meio da Educação. A gestão tem um compromisso com a sociedade cuiabana e estamos deixando um legado de transformação importante na rede pública de educação de Cuiabá”, salientou.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, disse que a escola foi pensada e planejada para atender as crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 4 e 5 anos. “A gestão Emanuel Pinheiro está deixando uma marca de responsabilidade com a população cuiabana, principalmente com as crianças. Essa unidade era caótica com problemas gigantescos, não só de acessibilidade, mas outros, que se arrastaram por vários anos. Agora a EMEB Quintino Pereira de Freitas será uma escola referência na Educação Infantil, com espaços pensados e planejados para atender especialmente as nossas crianças na faixa etária de 4 e 5 anos e algumas de três anos”, ressaltou Edilene Machado.

A diretora da EMEB Quintino Pereira de Freitas, Eliete de Almeida Soares Lopes, agradeceu à gestão. “É um sonho realizado, para toda a comunidade escolar. A nossa expectativa é melhorar cada vez mais o ensino na nossa unidade, acolher mais crianças, agora em uma unidade adequada para o atendimento pedagógico. É maravilhoso”, salientou.

Dayane Carla de Oliveira, moradora da região e mãe da pequena Manu, que este ano está na Pré-Escola I, lembrou das preocupações durante o período de obras, quando a unidade funcionou num prédio alugado. “Foi bastante difícil. Estou muito orgulhosa de ver a escola depois da reforma, bonita e organizada. Muito gratificante”, disse Dayane. Manu, empolgada, concordou e disse que o que mais gostou foi da sala de aula.

A obra

A reforma da EMEB Quintino Pereira de Freitas teve início em novembro de 2020. Após algumas interrupções por descumprimento do cronograma físico-financeiro, a empresa teve seu contrato rescindido. A obra foi retomada no final de 2022.

A obra incluiu a troca de toda a cobertura, forros (PVC) e instalações elétricas e a reforma geral nos sanitários. Agora a unidade possui dois conjuntos (masculino e feminino) para os estudantes e dois sanitários acessíveis (masculino e feminino), para pessoas com deficiência. Também conta com sanitário na sala dos professores e um sanitário/vestiário na área de serviço

Toda a cozinha foi reformada e readequada com despensas para secos e refrigerados. O refeitório teve sua área ampliada passando de 78,66m2 para 112,41m2.

Todas as salas do setor administrativo e de aulas ganharam novos revestimentos e pintura.

A antiga torre da caixa d’água foi demolida e uma nova e mais ampla foi edificada para abrigar dois (02) reservatórios com capacidade total de 25.000L. Foi construído um novo abrigo de lixo.

A unidade ganhou novas praças externas com paisagismo, sala multifuncional e de leitura adequadas.

Além de telhas isotérmica, utilizadas em todas as reformas, a escola ganhou gradil metálico tipo nylofor em substituição parcial ao muro antigo e um pórtico desenvolvido exclusivamente para atender a acessibilidade da unidade.

O estacionamento tem novo portão e acesso pela rua lateral. A antiga área de estacionamento permanece como acesso para carga e descarga da cozinha.

A unidade possui agora rampas e escadas com guarda-corpos e corrimãos adequados, piso podotátil e placas de sinalização que garantem a   acessibilidade além de um novo guichê de atendimento.

Móveis e equipamentos

Além de móveis de escritório e escolares, equipamentos pedagógicos e parque infantil novos a unidade está totalmente climatizada pelo Programa Climatizar é Humanizar com oito (08) aparelhos de ar condicionado de 24.000 BTU; dois (02) aparelhos de ar condicionado de 12.000 BTU e dois (02) aparelhos de ar condicionado de 18.000 BTU.

Participaram do evento a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, o secretária de Governo, Wilton Coelho, os vereadores Luiz Cláudio e Cesinha Nascimento, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Canjica, Rubens Eduardo, profissionais da educação e moradores.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 1 de fevereiro de 2024 às 11:49:24