https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/WhatsApp-Image-2024-02-01-at-14.28.00.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

PROJETO PILOTO

Incluído no Plano Safra, setor de base florestal trabalha para ativar linhas de crédito

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Francisco Alves/Cipem

Após a inclusão do setor de manejo florestal nas linhas de crédito disponibilizadas pelo Plano Safra, o setor tem trabalhado na elaboração de um projeto-piloto que vai nortear os pedidos de financiamento formulados pelos produtores.

O trabalho é conduzido pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem).

Presidente do FNBF, Frank Rogieri explica que o eixo central da nova linha de crédito visa fomentar o manejo florestal sustentável, atividade que contribui com o meio ambiente, com crédito de longo prazo e juros acessíveis. “A gente quer, com isso, fazer com que cada vez mais o produtor rural busque investir no manejo, para que ele tenha preservação de floresta, gere renda e distribua renda na Amazônia brasileira de forma sustentável”.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Rogieri pontua que a criação desta linha de crédito, voltada ao manejo florestal, é algo inédito, mesmo com o Banco do Brasil tendo uma grande contribuição ao crédito rural. “O Governo Federal tem apoiado essa nossa proposta e estamos trabalhando nisso junto aos profissionais do banco”.

Um dos técnicos responsáveis pela elaboração do projeto-piloto, o engenheiro florestal Rodrigo Zacchi ressalta que o trabalho tem sido o de realizar os ajustes que levam em conta as especificidades do manejo florestal, como custo de exploração e de transporte. “Assim como na agricultura, os projetos são individualizados e, nesta fase, contemplam o manejo e o transporte. A implantação do projeto não está sendo custeada. O trabalho parte de projetos aprovados junto aos órgãos de controle”.

As entidades seguem trabalhando em conjunto com o Banco do Brasil e com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a implementação das linhas de crédito voltadas ao setor.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *