https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/WhatsApp-Image-2024-02-01-at-18.35.24.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

PREVENÇÃO

VG recomenda máscaras, sem aglomeração e vacina contra a Covid-19

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Seguindo orientação do prefeito Kalil Baracat e as recomendações da área de saúde pública e diante do considerável aumento no número de casos de testes positivos de COVID 19 e Síndrome Gripal, o secretário de Saúde de Várzea Grande.

Gonçalo Barros, emitiu a Portaria 30/2024 com recomendações de medidas preventivas não farmacológicas.

“Temos um cenário que nos impõe antecipar medidas preventivas diante dos quadros enfrentados nos anos de 2020, 2021 e 2022 quando a COVID 19 atingiu seu pior pico no Mundo, no Brasil, Mato Grosso e em Várzea Grande. Neste período nós aprendemos a adotar medidas higiênicas que se demonstraram eficientes e resolutivas, então antecipar é dar um passo para evitar maiores transtornos”, disse o secretário de Saúde, Gonçalo Barros.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Ele frisou ainda que em Várzea Grande os órgãos municipais, principalmente as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social atuarão em conjunto para uma resposta mais imediata e efetiva para atender a população e evitar maiores consequências para o cotidiano da cidade e de sua economia.

“No passado, houve a tomada de decisões abruptas, que o momento exigia diante da pandemia da Covid 19. Agora nós temos a possibilidade de nos antecipar a tomada de decisões que preservem o nosso modo de vida e as pessoas”, explicou Gonçalo Barros sinalizando que as próprias pessoas podem “nos ajudar e ajudar a si mesmas com medidas simples que vão desde o ciclo vacinal completo até medidas higiênicas”, assinala o titular da Saúde Pública de Várzea Grande.

A Portaria 30/2024, frisa que:

Diante do cenário atual acerca do aumento dos números de casos de Covid 19, RECOMENDA-SE MEDIDAS DE PREVENÇÃO NÃO FARMACOLÓGICAS como:

 Higienizar as mãos com água e sabão ou usar álcool 70%;
 Manter distanciamento social;
 Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou respirar. Descartar adequadamente o lenço utilizado;
 Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos;
 Manter uma distância mínima de cerca de um (1) metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando;
 Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelhos de celular;
 Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
 Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados;
 Em casos de sintomas gripais procurar unidade de saúde para atendimento médico e realização de teste, em caso de confirmação manter-se em isolamento domiciliar (casos leves);
 Realizar a vacinação conforme idade, grupo prioritário e situação vacinal;
 O uso de máscaras para todos, em qualquer ambiente que contenha aglomeração de pessoas e lugares fechados como: ônibus, salas de aula entre outros;
 Torna-se obrigatório o uso de máscaras para profissionais de saúde e pacientes em todos os ambientes de atenção à saúde no município de Várzea Grande hospitalar, ambulatorial, rede cegonha, UTIs, enfermarias, ESFs, CAPS entre outros. Entrar em vigor a partir do dia 01/02/2024.

Segundo Gonçalo Barros, as medidas recomendatórias irão contribuir e auxiliar para que não haja a propagação do vírus e um controle ainda maior, já que a ciência tem rapidamente evoluído.

“As medidas recomendatórias já demonstraram no passado sua eficiência e novamente se mostrarão eficientes. Fora isto, a ciência e a saúde evoluíram, tanto que as pessoas imunizadas, com o ciclo vacinal completo, tem apresentado apenas sintomas de uma síndrome gripal sem maiores consequências, o que é um sinal positivo de que as pessoas já podem estar desenvolvendo imunidade contra a COVID 19 graças a vacina”, explicou Gonçalo Barros.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 2 de fevereiro de 2024 às 17:56:43
  • 2 de fevereiro de 2024 às 17:55:14