https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/2cd8e2233ae3bc6c0296a17527d2413e.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

FORÇA-TAREFA

Cuiabá toma medidas para testagem e tratamento de Covid-19

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma força-tarefa para conter o avanço de casos de covid-19 no município.

Entre as ações, está adoção de um plano de ação que inclui a disponibilização de 18 leitos de enfermaria de retaguarda a rede de atendimento das UPAs e policlínica, 10 leitos de UTI adulto.

Além disso, a prefeitura também formalizou a compra emergencial de 50 mil testes rápidos de Covid-19 para atender as unidades de Saúde. O material está previsto para chegar até quinta-feira (08) no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Na sequência os testes serão distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e Hospital São Benedito. Com o quantitativo, a SMS prevê atender a demanda até o mês de agosto.

A iniciativa em caráter preventivo visa conter o surgimento de novos casos, uma vez que o diagnóstico de Covid-19 permite que a pessoa tome medidas cautelares para não contaminar outros indivíduos a sua volta.

Em janeiro deste ano foi detectado picos de casos de Covid-19 no período do dia 15 ao dia 25, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-CUIABÁ). Acredita-se que o pico pode estar relacionado com o período de festividades, férias e viagens que são programações típicas dessa época do ano.

Diante do cenário atual em Cuiabá, que é considerado brando, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou a realização de testes em massa, através do dia D da testagem no município.

Para o secretário municipal de Saúde, Deiver Alessandro Teixeira, é imprescindível que as pessoas estejam atentas aos primeiros sintomas, bem como manter os cuidados básicos individuais para reduzir a transmissão de Covid-19.

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, está trabalhando com toda celeridade possível para garantir o bem-estar de todos os cuiabanos, com a disponibilização de leitos e de testes para a população, apesar das dificuldades encontradas após o período de intervenção”, afirmou o secretário

Entre eles, manter o esquema vacinal contra a Covid-19 atualizado, lembrando que as vacinas estão disponíveis para os grupos prioritários; utilizar máscaras nos serviços de saúde, ambientes fechados e espaços com aglomerações de pessoas; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas da doença, entre outros.

O prefeito Emanuel Pinheiro que determinou a ação, diz estar preocupado, mas conta com o bom senso da população durante as festas de carnaval.

“Não é preciso obrigatoriedade por meio de decretos públicos, a conscientização é individual de maneira que cada um é responsável por cuidar da própria saúde e consequentemente dos demais a sua volta, seja familiar ou não”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Testes RT-PCR

Além dos testes rápidos, a SMS também fornecerá testes tipo RT-PCR, de eficácia maior, mas com prazo de apresentação de resultado em 72 horas. Na atual dinâmica de testagem com RT-PCR, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, onde passará por avaliação médica e, posteriormente, o médico agendará a testagem com RT-PCR, se entender que os sintomas são compatíveis com a doença. Após a realização do teste, o paciente é orientado a ficar em casa, de quarentena, enquanto aguarda o resultado. O paciente recebe atestado médico e aguarda o resultado, que sai em até 72 horas. Em caso de resultado positivo para casos leves, servidores da unidade de saúde entram em contato com o paciente, que passa a ser monitorado pela equipe.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 6 de fevereiro de 2024 às 19:13:57
  • 6 de fevereiro de 2024 às 19:12:47