https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/WhatsApp-Image-2024-02-06-at-20.11.32.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

ACIMA DOS 40ºC

Luis Claudio alerta sobre a necessidade de políticas sobre ondas de calor

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Jessé Soares/Secom Câmara

Durante uso da tribuna da Câmara, o vereador Luis Claudio (PP) enfatizou nesta terça-feira (06.02) a necessidade da construção de políticas públicas em Cuiabá para amenizar os efeitos das mudanças climáticas, com o aumento da temperatura no hemisfério Sul.

Ele destacou que a ONU já alertou que em 2024 haverá a onda de calor mais violenta dos séculos, com acréscimo de mais 1°C na temperatura do planeta.

“Nós temos que plantar mais árvores. Vivemos na capital mais quente do país, estamos cercados pela Chapada dos Guimarães, pela Serra de São Vicente, Cuiabá está num ‘buraco’ e o calor ficará ainda mais insuportável. Temos que fazer algo, um exemplo é exigir que as casas populares entregues na nossa cidade já venham com ar-condicionado e placa solar, além de outras políticas públicas para resolver o desconforto térmico”.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Ele lembrou da onda de calor vivida pelos cuiabanos em 2023, com temperaturas na casa dos 45ºC e sensação térmica maior do que os termômetros mostravam. O parlamentar destacou que algumas pessoas conseguem ter acesso ao ar-condicionado por 24 horas, mas não é a realidade das pessoas mais humildes.

“O ar-condicionado é uma necessidade, não é um luxo. Nós teremos uma onda de calor mais grave do que no ano passado. A não precisa ser especialista. No hemisfério Norte, os países estão sendo atingidos por ondas de frios nunca vistos na história, já aqui no hemisfério Sul, ontem na Argentina fez mais de 40°C em uma cidade, algo inimaginável há 10 anos”.

O vereador reconhece que o problema climático é uma questão de política mundial, mas é necessário que algo seja feito em Cuiabá para buscar minimizar os efeitos da onda de calor para a população.

“Nós temos ilhas de calor imensas na cidade. O parque Tia Nair é um exemplo. Você não consegue caminhar no parque durante o dia porque o sol é escaldante. Nós temos que plantar árvores lá e em toda nossa cidade, cuidar dos nossos mananciais e evitar as queimadas”.

MONITORAMENTO – No dia 12 de dezembro de 2023, por meio da Resolução 109/2023, a Câmara Municipal criou a Comissão Especial de Acompanhamento do Clima em Cuiabá e seus efeitos na população. A comissão é presidida pelo vereador Luis Claudio (PP), a relatoria do vereador Demilson Nogueira (PP) e os membros os vereadores Sargento Joelson (PSB), Rogério Varanda (MDB), Maysa Leão (Republicanos) e Fellipe Corrêa (Cidadania).

O pedido da instalação da comissão partiu do vereador Luis Claudio, após uma audiência pública de sua autoria para debater o assunto com técnicos, representantes da sociedade civil organizada, instituições e universidades.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 7 de fevereiro de 2024 às 15:22:37