https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/2024-02-14-11-26-0h4a7111-65ccdbb3e1281.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

CARNAVALESCO

Folia Cuiabana agrada e novas programações são anunciadas 

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

O Carnaval da Família, o Folia Cuiabana 2024, organizado pela Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, encerrou deixando aquele gostinho de quero mais.

No entanto, a população pode se preparar para mais eventos culturais, celebrando o mês de março e abril, em alusão ao Dia da Mulher e ao aniversário de Cuiabá, respectivamente, em 8 de março e 8 de abril.

As programações, anunciadas pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, ocorrerão em diversos locais da cidade, como no Parque das Águas, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Guilherme Arantes, além de outros eventos nas praças Santos Dumont, do Jardim das Américas, 8 de Abril e Parque Tia Nair.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Sobre o Folia Cuiabana 2024, o secretário pontuou: “Praticamente não há mais matinê em Cuiabá, por isso, transformamos a Praça 8 de Abril em um grande salão de carnaval. E foi um sucesso. Durante todos esses dias tivemos espetáculos para as crianças, para a família. Foram quatro dias de alegria e convivência com vocês que acompanham nossos espetáculos culturais, pensados na diversão e comodidade para toda a família.”

Para a recepcionista Fernanda Gomes, que curtiu os últimos dois dias do Carnaval na Praça 8 de Abril, se houvesse mais dias de evento, ela não perderia. “Adorei. É muito importante manifestações de Carnaval como esta, onde podemos levar as crianças. Trouxe minhas filhas Valentina, de 7 anos, e Cecília, de 9 meses. É importante para que as crianças aprendam. Se houvesse mais dias, eu viria com toda a família”, frisou ela, que estava acompanhada também do esposo, servidor público Antônio Maia. A família reside em Várzea Grande e não se preocupou em atravessar a ponte para se divertir.

“Esperamos que haja continuidade nos próximos anos e que sejam Carnavais para a família. Cuiabá precisa de festividades assim”, disse Fernanda.

De bairro distante do centro também estava o casal de empreendedores Renata Monteiro e Hudson Dourado. Eles e as filhas Izabela e Sofia são do Morada do Faval, localizado depois do bairro Tijucal. “A programação está muito boa para a criançada. É muito gostoso poder curtir com toda a família”, explicou Hudson.

Vale ressaltar que o evento contou com o apoio de diversos parceiros, como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

VARIEDADE DE ATRAÇÕES

Além das atrações musicais com marchinhas carnavalescas, pagode, axé e outros ritmos, brincadeiras e bonecos gigantes da cultura cuiabana garantiram a diversão. Entre eles, Tia Hanna, Charanga da Alegria, bonecos da Cultura Cuiabana, os músicos Leuo e Meire Pinheiro. Um parque com brinquedos diversos também foi disponibilizado para variar e distrair a criançada no evento. O último dia da Folia Cuiabana 2024 contou com a Confraria do Bode na programação.

Teve muita gente que aproveitou para garantir boas fotos para a coleção. A publicitária Claudia Apoitia era uma delas, fotografou diversas poses da filha Maria Clara, de 8 anos. “Por conta dos compromissos, só pude vir neste último dia, mas não poderia perder. Todo ano participo e fazemos muitas fotos, são registros únicos para guardar de recordação”, destacou ela.

Claudia elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá. “Cuiabá precisa de entretenimento para as crianças, une ainda mais as famílias. Aqui na Praça 8 de Abril está bem familiar, sem tumulto, bem aconchegante”.

A festividade também empolgou aos adultos que cantaram letras tradicionais embaladas por novos ritmos.

Outros apreciavam de maneira mais observadora. Com Eraldo Fath, de 66 anos, que assistia à filha desfilar por trás da figura de uma boneca gigante. Ele, que vem de uma família de 10 filhos, foi criado em ambiente inspirado por brinquedos, tendo o próprio pai como incentivador. “Gosto muito do Carnaval pela alegria, pelo colorido, pelas pessoas. Poder celebrar festas públicas voltadas para a família e com segurança é muito importante”, disse ele. Eraldo é fabricante de casinhas de bonecas, além de protagonizar como Papai Noel, na ocasião da data. Portanto, vive o encanto do universo infantil.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 14 de fevereiro de 2024 às 22:21:13
  • 14 de fevereiro de 2024 às 22:16:01