https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/2024-02-10-09-20-a48a4392-65c778296ce9f.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

NO CARNAVAL

Secretaria da Mulher alcança pessoas em conscientização contra o assédio

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Vicente Aquino

A blitz educativa da Prefeitura de Cuiabá de conscientização contra o assédio e importunação alcançou mais de duas mil pessoas nos dias 09, 10 e 12.

A estimativa foi da Secretaria Municipal da Mulher, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Segundo a titular da pasta, Cely Almeida, a abordagem com os populares foi bem recebida, principalmente sob o ponto de vista da orientação e sensibilização social.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“Os homens receberam todos nós muito bem, o que demonstra que Cuiabá tem tido um Carnaval de bastante consciência e respeito com as mulheres. Buscamos alertá-los sobre os limites, com nossos panfletos, e orientar as mulheres sobre como buscar seus direitos e os canais de denúncia”, explicou.

A iniciativa buscou fazer cumprir o protocolo “Não é Não”, aprovado em lei federal, que busca proteger mulheres e prevenir o assédio em ambientes festivos como bares, casas de show e demais estabelecimentos com venda de bebida alcoólica.

Entre as medidas previstas na lei consta que a vítima tem o direito de ser atendida de maneira rápida pela equipe do estabelecimento; a equipe também tem a obrigação de proteger e afastar a vítima de seu agressor, inclusive do seu alcance visual; em situações de constrangimento, o estabelecimento poderá retirar o acusado do ambiente e impedir seu retorno; caso a vítima decida sair da festa, ela deverá ser acompanhada até o seu transporte.

Foram distribuídos folhetos, cartilhas e demais materiais informativos nos principais pontos da boemia em Cuiabá, como Praça Popular, região que aglomera os principais bares e casas noturnas da Capital.

A conscientização e orientação também foram levadas ao trânsito com a campanha “Carnaval Pode Acabar na Avenida, sua Vida Não”, da mobilidade urbana, que focou na responsabilidade de motoristas e pedestres em busca de um trânsito mais seguro e mais humano durante o período carnavalesco.

“Essas ações demonstraram à sociedade que é possível ter um Carnaval tranquilo, com respeito em família. As campanhas vieram ao encontro do conceito do Carnaval de Cuiabá, que é família, com segurança e que beber e dirigir não combina”, elencou Luciana Zamproni, secretária da Semob.

O Folia Cuiabana 2024, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, levou festividade carnavalesca a centenas de pessoas, em dois pontos tradicionais da cidade, Praça da Mandioca e a Oito de Abril.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 15 de fevereiro de 2024 às 14:24:12