https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/WhatsApp-Image-2024-02-15-at-16.26.42-1.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

CRISE NO AGRO

Justiça defere pedido de recuperação judicial de família de ex-prefeito

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

A Justiça de Mato Grosso deferiu o pedido de recuperação judicial do Grupo Casavechia, de propriedade do ex-prefeito de São José do Rio Claro, Natanael Casavechia, e de seus familiares.

O pedido foi deferido pela juíza da 1ª Vara Cível Especializada em Falência e Recuperação Judicial de Cuiabá, Anglizey Solivan de Oliveira. A dívida dos produtores rurais, conforme a decisão judicial, é de mais de R$ 30,2 milhões.

O pedido de recuperação judicial foi feito pelos advogados Marco Aurélio Mestre Medeiros e Marcelle Thomazini Oliveira.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Eles destacam que o Grupo Casavechia começou a tomar forma em 2002, com a aquisição de duas fazendas, a Casavechia e a Dois Primos, somando 2,2 mil hectares aproximadamente, no município de São José do Rio Claro.

Após anos colecionando safras ruins, eles decidiram vender a Fazenda Casavechia, o que foi concretizado em 2012. No entanto, os pagamentos sob responsabilidade do comprador da área não foram quitados no prazo combinado, o que motivou o ingresso, por parte da família do político, de uma ação de rescisão contratual com reintegração de posse. Embora haja uma decisão de primeiro grau favorável aos Casavechia, eles ainda não receberam a fazenda de volta.

“Diante de tal cenário, é evidente que todo o novo planejamento traçado pelo Grupo Casavechia restou comprometido, uma vez que em razão da venda frustrada ocorreu a diminuição da área de plantio e do faturamento do Grupo, consequentemente”, explicam os advogados na petição.

Em 2019, os produtores firmaram um contrato para a exploração em conjunto da Fazenda Dois Primos. Enquanto uma parte da família ficaria responsável por obter crédito junto às instituições financeiras, outra parte teria como função a mão-de-obra. As variações climáticas registradas nos últimos anos, destacam os advogados, prejudicaram a produtividade da propriedade o que, aliado ao não cumprimento da reintegração de posse, tornou a situação econômica do grupo inviável.

“Pode-se afirmar veementemente que a crise vivenciada atualmente guarda relação direta com a venda frustrada da Fazenda Casavechia, uma vez que como dito, houve considerável redução da área de plantio dos Requerentes, o que acarretou, por razão causa e efeito, a diminuição do faturamento anual”, pontuam os advogados.

Vida pública

Natanael Casavechia foi vice-prefeito de São José do Rio Claro entre os anos de 2009 e 2012, quando venceu as eleições e passou a comandar o município por quatro anos. Em 2016, no entanto, ele acabou derrotado na disputa e não conseguiu se reeleger.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO