https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/32822554646_8901ae3a2e_o.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

DIREÇÃO SEGURA

Detran orienta motociclistas a redobrarem cuidados durante chuvas

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Secom-MT

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) orienta os motociclistas a redobrarem a atenção, durante o período de chuvas constantes.

A pista molhada e a baixa visibilidade comprometem a segurança das vias e aumentam os riscos de acidentes no trânsito.

A pista molhada apresenta desafios que exigem adaptação da pilotagem e atenção aos perigos, conforme a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida. “É importante que os motociclistas reduzam a velocidade e mantenham maior distância do veículo da frente para casos de frenagem mais bruscas. Além das vias ficarem alagadas, as poças d’águas escondem buracos que podem ocasionar sinistros de trânsito”, ressaltou.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

É fundamental utilizar os equipamentos de segurança adequados para se proteger da chuva e do frio. Jaqueta e calça impermeáveis, capacete com viseira antiembaçante, luvas e botas impermeáveis melhoram a segurança e o conforto do piloto.

Pilotar uma moto na chuva exige atenção redobrada e cuidados específicos para garantir a segurança do motociclista. Reduzir a velocidade, aumentar a distância de segurança e evitar frenagens bruscas são medidas essenciais para evitar sinistros. Se locomover com segurança, ficar atento às poças d’água e às faixas de pedestres, e utilizar o farol baixo e luzes de posição, que aumentam a visibilidade do piloto, mesmo durante o dia contribuem para a segurança.

A manutenção da moto é fundamental para garantir o bom funcionamento dos freios, pneus e sistema elétrico em dias chuvosos.

Planejar o trajeto antes de sair para pilotar é importante para evitar os horários de pico, escolher rotas conhecidas e ficar atento às condições climáticas. Em caso de chuva forte, o ideal é parar em local seguro e esperar a chuva passar.

Gresiella Almeida destacou ainda que o bom estado dos pneus também é um fator importante. Eles devem estar calibrados e em boas condições de circulação para garantir maior estabilidade do veículo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 21 de fevereiro de 2024 às 12:39:38