DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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Rodovias fundamentais para o escoamento da safra e essenciais para o transporte da população na região Araguaia, em Mato Grosso, as obras de pavimentação das rodovias BR-242 e BR-158 devem ter início ainda neste semestre.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho, se reuniram nesta terça-feira (20), para discutir o assunto.
Com um novo traçado, que não passa pela região de cavernas, dispensando a avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a BR-242 teve a aprovação do Estudo de Componente Indígena (ECI) pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e, em breve, poderá ter início a pavimentação do trecho de cerca de 100 quilômetros do Lote A, que vai de Santiago do Norte a Gaúcha do Norte.
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Já a BR-158, cuja Ordem de Serviço para pavimentação dos primeiros 12 quilômetros do Contorno da Terra Indígena de Marãiwatséde foi assinada em setembro do ano passado, terá a continuidade do trecho de mais de 90 quilômetros, do Posto Luizinho até Alto Boa Vista.
“É um ganho histórico, não apenas para Mato Grosso, que espera por essas obras há décadas, mas para todo o Brasil. Com muito trabalho e dedicação do presidente Lula, superamos os desafios e as obras estão acontecendo”, destacou o ministro Carlos Fávaro.
De acordo com o Ministério dos Transportes, os pagamentos realizados na manutenção e construção de rodovias em Mato Grosso triplicaram no atual governo. Saltaram de R$ 281,1 milhões em 2022 para mais de R$ 713,4 milhões em 2023. Já para este ano, os investimentos no Estado podem devem ultrapassar os R$ 850 milhões, podendo chegar até R$ 1 bilhão.
“A gente tem se desdobrado para fazer valer aquilo que o presidente Lula tem nos orientado. Ele garantiu mais recursos e esses recursos vão se transformar em obras, agilizando os entraves históricos que essas obras tinham”, explicou o ministro Renan Filho.
As obras de pavimentação das rodovias BR-242 e BR-158 já estão licitadas e aguardam apenas o licenciamento ambiental para serem iniciadas. Conforme o ministro dos Transportes, toda a documentação necessária, por parte da pasta, já está pronta para que a Ordem de Serviço seja iniciada. O investimento nas duas rodovias em Mato Grosso é de mais de R$ 700 milhões.
“Isso vai ajudar o investimento no estado de Mato Grosso, ajudar a infraestrutura e fortalecer a agropecuária, que é um dos principais motores da nossa economia. Quando o agro cresce, ajuda o Brasil a crescer”, completou Renan Filho.
A BR-242 liga a região Centro-Oeste ao município de Maragogipe, na Bahia. Em Mato Grosso, é uma importante via de ligação entre as rodovias BR-163 e BR-158, principais rotas de escoamento da safra.
“As obras deixaram de ser promessa e já são realidade. No Pará, a BR-158 já conquistou 98% de avaliação positiva. O mesmo acontece na BR-364. A infraestrutura logística é essencial para a agropecuária sim, especialmente neste momento, em que a redução do preço dos fretes é muito importante para os produtores, mas, sobretudo, é prioridade para o presidente Lula porque transforma a vida das pessoas, melhorando as condições de transporte”, finalizou Fávaro.
Também participaram da reunião o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão e o superintendente do órgão em Mato Grosso, Djalma Silvestre.