https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/3bea9f9d-0dc4-4778-8933-a68a385700e6.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

ELEIÇÕES 2024

Mais de 200 mil pessoas precisam regularizar o título para votar

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

Para conseguir votar nas Eleições Municipais deste ano, 202.993 pessoas precisam regularizar o título eleitoral em Mato Grosso. Elas estão com o título cancelado e têm até o dia 08 de maio para resolver a pendência.

Mas, apesar de ter três meses pela frente, a dona Zenir Varela decidiu procurar a Justiça Eleitoral agora e evitar filas que geralmente se formam com a proximidade do fechamento de cadastro.

Ela, que é irmã consagrada de uma comunidade católica, estava em missão em Assunção, no Paraguai, e ficou sem participar das eleições anteriores.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

De volta ao Brasil há cerca de 15 dias, Zenir Varela já procurou atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), na Casa da Democracia, em Cuiabá. “Eu voltei para trabalhar no projeto Centro de Convivência Sonha Brasil, que atende 120 meninas entre oito e 16 anos de idade, em contraturno da escola. Então, eu vim regularizar o título para conseguir participar da eleição, porque é muito importante que a gente possa, por meio do voto, eleger alguém para contribuir com o bom desenvolvimento do nosso país, do nosso estado e município”, afirma.

Como está retomando agora o idioma da língua portuguesa, ela foi acompanhada da irmã Leontina Vitalino, que também atua no projeto, localizado no bairro Pedra 90, para auxiliar no atendimento. “Eu vim acompanhar minha co-irmã, que mora comigo na comunidade religiosa, porque eu acho que é de suma importância podermos exercer o nosso direito de cidadão, de cidadã, de contribuir com a evolução do nosso país”, ressalta.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destaca a importância da regularização do título a tempo das Eleições Municipais 2024. “Quem está com o título cancelado ou possuir alguma outra pendência precisa se atentar ao prazo do fechamento de cadastro, que será em 08 de maio. Procurando o atendimento com antecedência, é possível evitar filas e possíveis congestionamentos nos sistemas, em função da sobrecarga gerada pela grande procura na véspera do fechamento. Pedimos que não deixem para a última hora e consigam resolver a situação para participar do processo democrático”, convoca.

Serviço

Para regularizar o título eleitoral cancelado, basta acessar o site do TRE-MT ou procurar um Cartório ou Posto Eleitoral mais próximo. A situação também pode ser consultada no site ou no aplicativo e-Título, que pode ser baixado para Android e iOS. Qualquer dúvida, a Ouvidoria Eleitoral está à disposição pelo 0800 647 8191.

Atualmente, Mato Grosso possui 2.494.593 pessoas aptas ao voto. Deste total, 2.054.847 já cadastraram a biometria, ou seja, 82,37%. Já o restante, 439.746, ainda precisa procurar a Justiça Eleitoral para ter a biometria coletada, o que corresponde a 17,63%. A biometria é uma importante ferramenta, que garante mais segurança ao eleitor e à eleitora no momento do voto. Por meio do reconhecimento da digital, é impossível que uma pessoa vote no lugar da outra, o que praticamente elimina qualquer erro humano que possa ocorrer no momento de identificar a pessoa.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *