DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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A pesquisa do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso, realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), aponta que 49% das entrevistadas buscam liberdade e melhorar a autoestima como os principais motivos que as levaram a empreender.
Em seguida, elas citam a necessidade financeira (38%) e a percepção de oportunidade (29%) como os fatores para se tornarem empreendedoras.
A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, explica que o levantamento foi elaborado para compreender melhor o perfil destas empreendedoras, identificar possíveis barreiras enfrentadas por ela e, a partir disso, apresentar soluções e propor ações estratégicas para fortalecer e fomentar o empreendedorismo feminino no estado.
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“Com a pesquisa sabemos quais são os principais desafios relacionados ao processo de empreender que essas mulheres mato-grossenses enfrentam, para que assim a gente possa cada vez mais elaborar soluções de fortalecimento para o público feminino, que geralmente esbarra em dificuldades em comum, como a concorrência acirrada, conciliar carreira e maternidade, dupla jornada, entre outros aspectos. Para fortalecer este público, o Sebrae/MT oferece programas, serviços, soluções e produtos, que além de ajudar a reduzir as dificuldades, também apresentam mais oportunidades”, disse a Superintendente.
De acordo com a pesquisa, as principais barreiras enfrentadas pelas mulheres ao iniciar o próprio negócio são: concorrência acirrada (39%), falta de experiência (22%), vendas de produtos e serviços (20%), falta de capital (17%) e dupla jornada (16%).
Sebrae Delas
Lélia Brun explica que a instituição desenvolve a estratégia de atuação com o Empreendedorismo Feminino no estado em diversas frentes, sendo um destes programas o ‘Sebrae Delas’, para apoiar e incentivar a jornada empreendedora de mulheres, por meio da criação de espaços de formação e promoção do empreendedorismo de forma igualitária. Ela ressalta que a pesquisa apresenta parâmetros para auxiliar no desenvolvimento das ações voltadas ao fortalecimento dessas empreendedoras.
“O Sebrae Mato Grosso tem trabalhado incansavelmente para fortalecer o ecossistema feminino, e assim inspirar e ajudar mais mulheres a empreenderem. Em 2023, mais de 5 mil mulheres foram atendidas pelo programa no estado e para 2024 o objetivo é ampliar essa rede de contatos, apoio e trocas de experiências”, descreve a diretora.
O programa Sebrae Delas trabalha os três pilares fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino: o ‘Eu’, que é o desenvolvimento da mulher na vida pessoal, carreira, família e outras áreas; o ‘Meu’, que envolve empresas e ideias de negócios e o ‘Nós’, que faz a conexão dessas mulheres empreendedoras para formar uma rede de cooperação de empreendedorismo feminino.
Ao todo 12 cidades de todas as regiões do Estado já integram o programa. Além de Cuiabá, o Sebrae Delas já foi lançado em Rondonópolis, Alta Floresta, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Confresa, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Cáceres. Em 2024, outras cidades devem ser contempladas com a ação de fomento ao empreendedorismo.
Força Mulher
Em 2024, o Sebrae contará com um reforço no trabalho de apoio e desenvolvimento de mulheres empreendedoras. A nova solução nomeada ‘Força Mulher’ tem o objetivo de promover a inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo. O projeto será desenvolvido pelo Sebrae/MT, com o apoio das prefeituras e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para promover a independência financeira, empoderamento e fortalecer estas mulheres.
“O Sebrae tem atuado fortemente com as mulheres nos projetos setoriais e por meio do Sebrae Delas, e neste ano pretendemos ampliar essa rede de atendimento com mulheres que se apresentam numa condição de vulnerabilidade social, e uma das formas de mudar essa realidade é por meio do empreendedorismo, promovendo a conquista do trabalho e a geração de renda, e que oportunize a essa mulher a independência financeira. Além disso, o Força Mulher pretende auxiliar na autoestima dessas mulheres e o resgate da dignidade, para que elas possam se desenvolver para além do profissional”, explica Marlei Rosa, gestora de Empreendedorismo Feminino do Sebrae/MT.
A gestora ressalta sobre o número de mulheres provedoras dos lares, dado apontado na pesquisa. “Quase metade das mulheres ouvidas são as únicas responsáveis pelo sustento do seu lar, sendo que muitas são mães que se dividem em dupla jornada. O Sebrae/MT tem o objetivo de fortalecer e desenvolver ações de empreendedorismo feminino para transformar esse cenário e fazer com que as mulheres se tornem cada vez mais protagonistas”, explica.
Cenário em Mato Grosso
De acordo com a pesquisa do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso, 52% das mulheres atuam no setor de comércio, 43% no setor de serviços e 4% na indústria. Os principais setores administrados pelas empreendedoras mato-grossenses são: 23% no ramo de alimentos e bebidas, 20% em roupas e vestuário, 16% em higiene e cosméticos, 13% em artesanato e economia criativa, 12% em saúde e bem-estar, 5% em transporte e logística, e 5% em materiais de construção.
Para aproximadamente 46% das mulheres, o principal sustento de seus lares provém de seus empreendimentos, das quais 35% também são mães. Das que trabalham em casa, 72% das mulheres ouvidas têm filhos, o que representa a dupla jornada entre a maternidade e o trabalho na rotina como mãe e empreendedora.
Marlei Rosa, comenta que os dados ajudam a entender o perfil da mulher empreendedora de forma mais ampla. “Essas mulheres geralmente buscam empreender para poder ter a oportunidade de renda, mais tempo com o filho e dividir as tarefas da casa também. Outro dado que chama bastante a atenção é em relação à faixa etária dessas mulheres. Hoje o maior percentual de mulheres empreendedoras está a partir de 30 anos, então são mulheres que já possuem uma vivência, e provavelmente já vêm de um mercado de trabalho e acabam optando por empreender por necessidade, realização de um sonho ou por uma oportunidade”, descreve.
Quando se trata das dificuldades e desafios, as empreendedoras citam que buscam novas tendências (48%), oferecem serviços personalizados (36%), investem em capacitação e atualização (31%), utilizam feedbacks de clientes (24%) e utilizam outras ferramentas para superar os desafios e melhorar os resultados. “Além dos atendimentos, desenvolvemos consultorias, capacitações, missões técnicas e muitas outras ações para reunir mulheres. Atualmente, também temos muitas mulheres líderes na gestão de empresas, somado a isso temos as mulheres empreendedoras que estão à frente de seus próprios negócios, e isso é fundamental para criarmos uma rede de apoio e conexão ainda maior para o fortalecimento do empreendedorismo feminino”, reforça a gestora ao descrever as oportunidades que o Sebrae/MT oferece para as mulheres vencerem barreiras e dificuldades ao empreender.
“Muitas citaram na pesquisa a concorrência acirrada como um desafio, quanto a isso podemos considerar o aumento no número de empresas abertas, por consequência aumenta a concorrência no mercado. Elas se preocupam e afirmam que buscam inovar, buscam novas tendências, oferecem serviços personalizados, investem nas vendas on-line, tudo isso para agregar valor ao produto ou ao serviço e facilitar o relacionamento com o cliente, e assim ter um diferencial de mercado. As empreendedoras têm se preocupado om a gestão do negócio e isso é muito positivo porque o Sebrae/MT está aqui para ajudá-las em tudo isso”, conclui a gestora.
Pesquisa
A pesquisa do Empreendedorismo Feminino em Mato Grosso teve o objetivo compreender o perfil demográfico e por setor das mulheres empreendedoras, avaliar o desempenho empresarial e econômico, identificar barreiras e desafios enfrentados, explorar o uso de tecnologia e inovação, compreender experiências pessoais e desafios superados, avaliar o ambiente empresarial, explorar aspectos emocionais e bem-estar para oferecer apoio para o desenvolvimento das mulheres empreendedoras. O levantamento foi realizado durante os meses de janeiro e fevereiro de 2024 e ouviu 1111 mulheres empreendedoras de Mato Grosso.