DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Neste sábado, (02), a capital de Mato Grosso se une ao resto do país em uma mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti. O “Dia D de Mobilização Contra a Dengue” em Cuiabá concentrará esforços das 8h às 11h30 em quatro bairros com altos índices de infestação: Jardim União, Parque Ohara, Canjica e Santa Rosa.
Com a participação de 200 Agentes de Combate a Endemias (ACEs), a iniciativa envolverá visitas domiciliares para inspeção, coleta de larvas, e tratamento de reservatórios onde a eliminação não é viável. Além disso, será enfatizada a importância da prática dos “Dez Minutos Contra a Dengue”.
Há vários anos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, adotou a prática dos “Dez Minutos” como parte integrante das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Essa estratégia, que consiste em dedicar apenas dez minutos semanais para inspecionar e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito, já está sendo disseminada em locais como canteiros de obras, escolas e redes de supermercados parceiras”, disse Alessandra Carvalho, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses.
De acordo com ela, uma atenção especial será dada aos imóveis que durante a semana podem não receber visitas devido à ausência dos proprietários. “A mobilização do Dia D oferecerá uma oportunidade para que esses proprietários recebam os agentes de combate a endemias e participem ativamente do esforço coletivo de prevenção”, comentou.