https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-06-at-09.44.46.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

FIQUE POR DENTRO

CST da Cultura receberá minutas dos segmentos no dia 15 de março; entenda

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Helder Faria

A Câmara Setorial Temática da Cultura segue atuante até o próximo mês de julho, quando completa doze meses de atividades. O objetivo é elaborar uma nova lei criada a partir das demandas da classe. Atualmente a CST da Cultura está organizada em oito grupos de trabalho que representam todos os segmentos culturais.

A secretária da CST da Cultura, Fernanda Amorim, destaca que, em geral, os GTs estão bem estruturados e com objetivos bem definidos, cada qual na sua área de atuação específica.

“Toda colaboração é bem-vinda, quanto mais representantes do setor cultural, melhor. Por isso, não deixe de participar. Compartilhe suas opiniões e anseios, essa é a melhor forma de construirmos juntos políticas públicas poderosas. Sugestões sobre políticas afirmativas também são muito bem-vindas, para isso criamos um formulário especial dedicado a essa pauta”, destaca Fernanda.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Acesse o formulário de Políticas Afirmativas (em breve).

Link para o formulário: https://forms.gle/ih96uh8Ytyecieeq7

“Ações afirmativas são essenciais, são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero, para promover a participação de minorias no processo político”, explica.

É preciso salientar que o prazo para a entrega das minutas de cada um dos oito grupos de trabalho está programado para o próximo dia 15 de março e que o compilado dessas demandas subsidiará o setor jurídico para a criação da nova leia. A primeira versão dessa nova lei será apresentada na próxima reunião da CST da Cultura, pré-agendada para o dia 4 de abril, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“São essas minutas que apresentarão as demandas, necessidades, ajustes que a lei precisa ter para contemplar cada um dos segmentos, hoje organizados em grupos de trabalho”, explica Fernanda.

Os grupos de trabalho pertencentes a CST da Cultura são: GT Multicultural, dedicado às artes visuais, música, hip-hop, capoeira, viola de cocho, teatro e produção cultural, artes cênicas, culturas populares e temas em aberto; Transversalidade da Cultura; Escritor, Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca; Audiovisual; Políticas Afirmativas; Conselho Estadual de Cultura e CIB; Patrimônio histórico; e Indústrias Criativas.

Para o deputado Beto Dois a Um, a CST já deu alguns passos importantes para que sejam identificadas as demandas dos mais variados segmentos da cultura.

“Temos representantes de todos os segmentos e vindos de todas as regiões de Mato Grosso. Esses primeiros seis meses da CST da Cultura já apontam o ponto de virada, uma grande mudança na forma de pensar políticas públicas para a cultura em Mato Grosso. Estamos construindo juntos novos caminhos”, conclui o parlamentar.

Para além da CST da Cultura

No mês de fevereiro o deputado Beto Dois a Um levantou as assinaturas necessárias para a criação da Frente Parlamentar da Cultura, que deve ser formalizada nos próximos meses. Das oito assinaturas necessárias o parlamentar conseguiu 15.

“Estamos realizando grande trabalho para amadurecer o debate dentro do Legislativo e estou imensamente feliz por chegarmos nesse momento em que conseguimos propor a Frente Parlamentar da Cultura com tanta adesão. Isso só é possível porque existe gente disposta e competente atuando na Câmara Setorial Temática. Foi nesse espaço que produtores culturais das mais diversas áreas tiveram suas vozes amplificadas e vamos ter muitas conquistas ainda, fruto desse trabalho”, explicou.

Para ser criada, a Frente ainda precisa passar pelo rito interno na Assembleia. Ou seja, ser aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e passar pelo crivo do plenário.

Atualmente, o Regimento Interno da ALMT prevê a existência de 10 Frentes Parlamentares que atuam durante o período de 2 anos. A Frente da Cultura é a 8ª na fila para ser instalada, conforme forem encerrando as que estão em atividade, e a previsão é de que isso ocorra ainda 2024.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *