https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-13-09-15-whatsapp-image-2024-03-13-at-091103-1-65f1a6d4b9a25.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

CELERIDADE

Deiver lidera esforços para otimizar transferências de UPAs para hospitais

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

SMS

Dando continuidade ao trabalho de reestruturação da saúde pública na capital, conforme determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, acompanhado pelo adjunto de Planejamento e Operações, Paulo Rós e o adjunto de Atenção Especializada e Vigiância em Saúde, Oscarlino Alves, reuniu-se com representantes de hospitais públicos de Cuiabá para discutirem sobre os fluxos de transferências de pacientes. A reunião aconteceu na última sexta-feira (08), na Secretaria Municipal de Saúde.

Estiveram presentes à reunião os gestores do Hospital Municipal de Cuiabá, Hospital São Benedito, Pronto Socorro antigo, Santa Helena, Hospital Geral, Julio Muller e Central de Regulação de Urgência e Emergência.

De acordo com o secretário Deiver, o objetivo principal da reunião era achar uma solução para agilizar as transferências de pacientes que aguardam internados em UPAs por procedimentos nos hospitais. O Hospital de Câncer não mandou representante para a reunião, mas foi incluído na discussão.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“Nossa intenção é desafogar as UPAs, até mesmo porque são unidades de observação até 24h. Como temos muitos casos em que essa internação ultrapassa as 24h, precisamos criar um fluxo para diminuirmos o tempo que esses pacientes ficam aguardando na UPA, até mesmo para que ele consiga um atendimento especializado em tempo hábil e para abrirmos vagas para outros pacientes”, comentou o secretário.

Os representantes dos hospitais comentaram que a maior dificuldade para receber os pacientes é porque cada local tem um perfil de atendimento e os pacientes precisam se encaixar naquele perfil para receberem o atendimento adequado. Eles explicaram que às vezes existe leito disponível no hospital, mas o tipo de atendimento que o paciente precisa não é realizado naquela unidade. Sendo assim, ele precisa aguardar até que seja disponibilizada uma vaga em um local que faça o atendimento que ele necessita.

Ao final do encontro ficou resolvido que cada participante deveria desenhar o perfil do seu hospital, com quantidade de leitos, quais atendimentos realizam, quantos leitos são disponibilizados para o SUS, para apresentarem para a Regulação de Urgência e Emergência e para montarem em conjunto o fluxo de transferência de pacientes. Até o final desta semana, as instituições irão apresentar o fluxo para o secretário Deiver, para aprovação e oficialização do processo de trabalho.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 14 de março de 2024 às 12:11:49