https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/IMG_1083.png

ALMT - Posto TRE - Abril

MÊS DAS MULHERES

Mulheres no comando: liderança feminina transforma MT

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

No mês dedicado à celebração internacional das mulheres, a atuação das prefeitas em Mato Grosso ganha destaque no panorama político dos municípios. Ao todo são 15 prefeitas que, com dedicação e uma abordagem humanizada, estão impulsionando uma nova era de progresso nas cidades que comandam.

Um exemplo disso é a prefeita de Jaciara, Andréia Wagner. Localizada a cerca de 140 quilômetros de Cuiabá, a cidade recebeu investimentos e passou por grandes transformações nos últimos três anos, sob a liderança dela, que leva todos os dias para o gabinete o olhar atento de mulher e mãe. “Em geral somos mais detalhistas, mais humanas e priorizamos o cuidado com as pessoas na administração”, destaca a gestora, que também foi secretária de Assistência Social por 10 anos.

Prefeita de Nova Brasilândia, Marilza Augusta

Natural do Rio Grande do Sul, mas residente no município há 37 anos, Andréia é a primeira prefeita eleita de Jaciara em 65 anos de história. Ela defende maior participação feminina na política, embora ressalte que muitas vezes as mulheres não recebam o apoio necessário e tenham que superar várias barreiras. “Dou o maior apoio às mulheres que pretendem ingressar na política.  Trabalhamos de forma séria e comprometida na prefeitura e conquistamos o respeito da população. Temos uma presidente no Sindicato Rural e isso também é considerado um grande avanço. Essas conquistas abrem portas para as próximas que virão”, assinala.

Traços marcantes da personalidade feminina também são identificados em Nova Brasilândia, onde a prefeita Marilza Augusta cumpre o segundo mandato na condução do executivo municipal. A gestora destaca que a mulher consegue ter uma visão mais ampla da realidade local e identificar as demandas prioritárias para a população. “A mulher é mais criteriosa, tem um olhar mais atento para as causas sociais, pensando sempre no próximo. Com esse perfil, busca o máximo de eficiência em todas as pastas, com um olhar mais humanizado e ponderado em todas as situações”, frisa a gestora, que mesmo antes de ingressar na vida pública já desenvolvia muitos trabalhos sociais para a comunidade, identificando demandas e buscando ajudar a população.

Prefeita de Nova Brasilândia, Marilza Augusta

Marilza, que superou vários desafios para chegar ao comando da prefeitura, também entra para a história local como primeira prefeita, em 44 anos de fundação da cidade.  “Quando se trata de política a participação feminina ainda é tímida. Boa parte da sociedade ainda não vê a mulher com perfil para administrar um município, pois há muita discriminação. Mas é preciso incentivá-las, pois elas têm muito a contribuir na vida pública com sua sabedoria, força e comprometimento”, afirma.

Outra liderança inspiradora é em Barão de Melgaço, que tem também pela primeira vez em sua história uma líder do sexo feminino. Margareth Gonçalves decidiu enfrentar o desafio  para servir a comunidade do município onde nasceu e exerceu o cargo de vereadora por dois mandatos. Ela também ressalta a singularidade da administração feminina, muito associada `as múltiplas áreas de atuação e as várias demandas a serem atendidas. “A mulher quando assume um cargo público se entrega ao trabalho e se sente responsável por todas as áreas da administração, dedicando uma atenção especial a todos os setores. Desenvolve uma gestão acolhedora, sensível `a necessidade dos mais carentes e se dedica ao trabalho como se estivesse cuidando dos filhos e da própria casa”, assinala.

Prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves

E esse cuidado especial já garantiu muitos avanços para o município, que nos últimos anos recebeu importantes investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, obras, com destaque para aquisição de maquinários, de barcos escolares para atender comunidades ribeirinhas, pavimentação, estação de rede de água e esgoto, reformas de prédios da área da educação, aquisição de ambulância, entre outros benefícios.

Essas mulheres, juntamente com as outras 12 prefeitas em Mato Grosso, não apenas administram suas cidades com maestria, mas também desbravam caminhos para futuras lideranças femininas na política. Suas histórias e conquistas, celebradas especialmente em março, reafirmam a importância da inclusão feminina em todos os espaços de poder e decisão, mostrando que, com determinação e apoio, é possível transformar desafios em oportunidades para todos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 18 de março de 2024 às 13:56:12