https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/3c093bd6-ff70-4ac1-8d79-d52d970ac573.png

ALMT - Posto TRE - Abril

ALIMENTO NA MESA

Equipe dialoga para definir estímulos à produção de alimentos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

ALIMENTO NA MESA

Nesta quinta-feira (14), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de reunião interministerial convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para dialogar sobre propostas de estímulo à produção, equilíbrio e redução de preços de alimentos básicos. A expectativa é facilitar o acesso da população brasileira à alimentos como arroz, feijão, trigo e milho. 

“A preocupação do presidente Lula é a estabilidade de preço, controle inflacionário e alimento de qualidade chegando de forma acessível na mesa das pessoas”, destacou o ministro Fávaro. 

“O Governo Federal está preparando um arcabouço de medidas para o novo Plano Safra, para que nós possamos aumentar a produção e ter alimentos de qualidade para a população brasileira”, completou. 

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Em conversa com a imprensa, o ministro Fávaro também explicou que devido as medidas de apoio à cadeia produtora, o preço para os produtores já sofreu queda, que agora os atacadistas devem repassar o reajuste para o consumidor. “Medidas de apoio ao consumidor já está acontecendo e será intensificada. Caso essas medidas estruturantes não baixarem, podemos tomar outras medidas governamentais que serão estudadas pela equipe econômica”, reforçou Fávaro. 

Também participaram do encontro os ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Fazenda, Fernando Haddad; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Neri Geller, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. 

O ministro Paulo Teixeira evidenciou que a alta do preço dos alimentos ocorrida no final do ano de 2023 foi puxada por intemperes climáticas, como a altas temperaturas na região Centro-Oeste e o grande volume de chuvas no Sul do país. “Esse aumento ocorreu em função de questões climáticas. Foi o aumento sazonal e a tendência agora é diminuir”, pontuou. 

Na ocasião também foi reforçado o compromisso desta gestão em fomentar o trabalho da Conab e garanti o preço mínio de alimentos. O objetivo é garantir estabilidade no preço dos alimentos em todo o país. 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 18 de março de 2024 às 19:22:56