https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-19-10-47-dcv-6310-65f9a5742ff63.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

TRÊS MINUTOS

Mutirão no Hospital São Benedito reduz fila de tomografia e traz alívio

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Davi Valle

A cada três minutos, um novo paciente surge na sala de imagem do Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá. É o tempo que dura, em média, a realização de uma tomografia. Um tempo curto, mas que representa muito para pacientes que aguardam por este tipo de exames há meses.

É o caso de Eliane Martins, 53 anos, que aguardava desde janeiro para realizar o exame, após indicação da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Serra Dourada. Sofrendo de dores na coluna, Eliane saiu da fila graças ao mutirão organizado na unidade pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da direção do hospital e da Central de Regulação.

“Eu consultei no posto do bairro onde eu moro em janeiro e achei que veio rápido”, contou. “Pegando os exames vou para a unidade do bairro para uma consulta médica”, contou.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

O diretor técnico do hospital, Itamar Benedito de Almeida, diz que a expectativa é de atender ao menos 1500 pacientes até o fim do mutirão.

“Estamos recebendo pouco mais de 100 pessoas todos os dias, dividido em três horários: manhã, tarde e noite, para ser algo bem alinhado e participativo para todo mundo”, afirmou Itamar.

Desde o início da nova gestão, o São Benedito trabalha para reduzir filas de exames com apoio da Central de Regulação, mas também através de diálogos com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínicas do município.

“Nas UPAs e Policlínicas ficavam com pacientes aguardando porque não havia tomografia por lá e nós organizamos com a Atenção Secundária para receber esses pacientes, realizar os exames e voltarem”, contou Elaine Alves, diretora administrativa do Hospital São Benedito.

O diálogo também é feito com as unidades de atenção primária, como Unidades de saúde da Família (USF), através do gestor assistencial do São Benedito, Pioter Antônio, justamente para impedir que esses pacientes fiquem muito tempo esperando a realização dos exames.

O exame realizado no São Benedito é na modalidade sem contraste, explica Glaelderson Araújo, responsável técnico do Setor de Imagem do hospital. Ao retornar à unidade básica de origem, o médico responsável pode solicitar exame com contraste, também realizado pelo hospital.

“O fluxo antes do mutirão era de 30 pacientes por dia, no primeiro dia do mutirão, realizado ontem (18), nós conseguimos realizar 120 procedimentos”, contou Glaelderson.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 20 de março de 2024 às 15:01:46