https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/7134063375fa1c43423e6cb8f69dab7a.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

EMANUEL PINHEIRO

VLT em Cuiabá: trilhos para o futuro

Emanoele Daiane/Secom

Desde o início da minha trajetória como prefeito em Cuiabá tento entender porque há tanta raiva contra o Veículo Leve Sobre Trilhos, o VLT. Raiva a ponto de determinarem arrancar mais de seis quilômetros de trilhos de uma obra praticamente pronta. Raiva a ponto de trocar um modal sustentável, moderno e eficiente por outro que sairá tão caro quanto a conclusão do VLT e, ainda assim, será ultrapassado e ineficiente para uma população que cresce substancialmente a cada década.

Alguns argumentam que trata-se do “VLT da Corrupção” e, por isso, deve ser destruído. Primeiro, é imperioso ressaltar a gritante falácia contida nesse argumento: afinal, quantas obras públicas não estão manchadas pelo mal da corrupção? Vejamos, por exemplo, obras como a Arena Pantanal e a trincheira do Santa Rosa, todas marcadas por este problema, mas que ainda assim foram concluídas.

Não há argumento que sobreviva à realidade dos fatos quando o assunto é a escandalosa destruição do patrimônio público que se tornou a troca do VLT pelo antiquado e carcomido Bus Rapid Transit (BRT). Do ponto de vista técnico, quase não há discussão. Tecnicamente já está mais do que provada a eficiência e a vitória do primeiro modal, seja por meio do extenso relatório produzido pela KPMG, principal empresa de auditoria do mundo, ou pelos relatórios confeccionados pelo Ministério das Cidades, em grupo de trabalho criado para discutir esse assunto.

Pode-se argumentar, então, que o BRT se trata de uma opção mais barata. Uma análise sincera e respeitosa do assunto mostra justamente o contrário. O BRT sairá muito mais caro. Sabendo disso, a própria Caixa Econômica ofereceu ao governo do Estado novo financiamento para concluir o VLT. O que foi plenamente recusado, preferindo o governador pagar o saldo da dívida do antigo financiamento e gastar ainda mais dinheiro com uma obra totalmente diferente. O custo do BRT, portanto, já ultrapassa e muito o valor para a conclusão do VLT.

Não podemos ignorar que o VLT é o transporte que assegura a maior dignidade e qualidade de vida ao usuário do transporte coletivo. Essa dignidade não está prevista apenas na rapidez do deslocamento de um ponto ao outro, mas também no conforto, na comodidade e na sustentabilidade por representar um passo a mais no desenvolvimento sustentável de uma cidade.

O VLT é o meio de transporte mais usado nas principais cidades do Brasil e do mundo. Diversas capitais brasileiras e diversas cidades mundo afora estão implantando o VLT e inclusive trocando o BRT, que é um meio saturado, velho e ultrapassado.

Em Cuiabá, lutamos para seguir os trilhos do futuro. E é por conta disso que submetemos o projeto do VLT, elaborado tão bem pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana, ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Lula. Projeto este que foi pré-aprovado, dando mais um sinal da viabilidade dos trilhos na capital mato-grossense.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *