https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/01/6889512685b6502e766534863dad2cf2.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

ESTADUALIZAÇÃO

HMC atende, sem contrapartida do Estado, 60% da população de MT

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves/Secom

“A gestão Emanuel Pinheiro realizou a entrega do maior e mais avançado hospital do Centro-Oeste à população. Este marco não só evidenciou o compromisso da cidade com a saúde de seus cidadãos, mas também destaca sua contribuição vital para o Estado. Responsável por atender mais de 60% dos pacientes do interior, este hospital não tem precedentes em Mato Grosso.  No entanto, é fundamental reconhecer que, sem o apoio do Estado, Cuiabá não poderá mais sustentar essa demanda crescente por atendimento médico de qualidade”, afirmou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que se mostra favorável para que o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, discuta a estadualização do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho.

O gestor lembra ainda que, mediante o período de intervenção do Estado na administração da saúde pública (de março a dezembro de 2023), a Central de Regulação passou a ser administrada por Mato Grosso.

“A rede pública de saúde é universal, mas o meu entendimento é de que a capital, nossa população, acaba penalizada diante da alta procura por ajuda médica devido à desassistência do Estado. Na prática, não há investimento nos demais 140 municípios, e Cuiabá, sozinha, atende a todo Mato Grosso sem receber a contrapartida que lhe é de direito”, pontua.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Emanuel lembrou que procedimentos de alta complexidade, como aqueles realizados pela gestão, são de responsabilidade do Estado. “Um hospital do porte do HMC precisa de repasses do Estado e da União; a União ainda repassa os recursos, mas o Estado não passa e ainda boicota. Isso está sacrificando a população cuiabana”, afirmou.

“Eu dei sinal verde para que o Tribunal de Contas, através do conselheiro Sérgio Ricardo, começasse as tratativas e me apresentassem. Se for bom para Cuiabá e atender à saúde do Estado, eu não vejo nenhuma objeção. Prioritariamente temos de garantir a qualidade do atendimento na rede primária e na secundária. O que eu quero é uma saúde melhor, sempre, à população cuiabana”, concluiu Emanuel.

Estrutura

O HMC possui 184 leitos de enfermaria, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), 6 salas de cirurgia, 60 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 40 adultos, 10 pediátricos e 10 leitos na Unidade Coronariana.

Na Urgência/Emergência, possui 51 leitos divididos entre Reanimação, Politrauma, Estabilização, Observação adulto e pediátrico.

Além disso, conta com ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, parque tecnológico com equipamentos de última geração, moderno centro de imagens e ainda farmácias satélites.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *