https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/WhatsApp-Image-2024-04-05-at-11.40.32.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

PROGRESSO

Thiago Silva promove debate sobre agro industrialização e desenvolvimento regional

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

O deputado Thiago Silva (MDB) promoveu, na Assembleia Legislativa, a 5ª Reunião da Câmara Setorial Temática (CST) para debater o desenvolvimento regional de Mato Grosso.

O objetivo da criação da Câmara é elaborar propostas de maneira colaborativa para potencializar a economia das cidades e fomentar o progresso de acordo com a vocação das regiões e das 142 cidades do Estado.

“Hoje temos um Estado rico, porém a maioria dos municípios ainda possuem grandes dificuldades na área da educação, logística, saúde, educação e infraestrutura. Nosso intuito é propor iniciativas para que o Governo possa fortalecer a economia de cada município e promover o desenvolvimento regional de acordo com a vocação de cada cidade”, disse o parlamentar.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

A reunião contou com a apresentação do gerente do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Pedro Máximo, e o superintendente de Incentivos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), Adoniram Magalhães.

O superintendente Adoniram Magalhães explanou sobre o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), criado pela Lei nº 7.958/2003. Segundo ele, o programa incentiva 22 submódulos como, por exemplo, nas atividades que envolvem a produções de madeiras, confecções e minerações.

Para Pedro Máximo, o estado de Mato Grosso tem potencial na agroindústria. Nesse contexto, ele pontuou que tanto a indústria, quanto a agropecuária, foram responsáveis à formação do Produto Interno Bruto de Mato Grosso (PIBMT/2021) em R$ 233 bilhões. Máximo disse ainda, que em Mato Grosso, existem 12.426 estabelecimentos industriais e 2.653 agroindustriais. Do total de números das industrias, 21% são agroindustriais.

“O maior desafio que o estado de Mato Grosso deve enfrentar é o de continuar mantendo frentes de trabalho, gerar qualificação profissional para atender os interesses do mercado de trabalho existentes em cada região”, disse.

As propostas debatidas resultarão no relatório final que deverá amparar a criação do Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional, conforme estabelece a Lei n° 11.519/2021, de autoria do deputado Thiago.

Também participam da Câmara Setorial economistas, doutores, professores da UFMT, UNEMAT, SEDUC, SEAF, AL-MT, Famato e entidades ligadas ao desenvolvimento econômico.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 5 de abril de 2024 às 18:10:17