https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024-04-05-11-49-dcvl6569-66101d7257bcc.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

305 ANOS

Projeto de doação de mudas frutíferas é um sucesso

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Davi Valle

As mudas frutíferas são sempre bem-vindas entre o público que procura por uma planta. Muitas delas, como maracujá, amora, açaí, limão, cajazinho, graviola, entre outras espécies de mudas nativas, foram doadas aos cidadãos na sexta-feira (5).

A programação oferecida pelo Horto Florestal Tote Garcia na Praça Alencastro aconteceu em referência ao aniversário de Cuiabá, que no dia 8 deste mês comemorou 305 anos.

E contou com ações da Secretaria Municipal da Mulher, em acolhimento às mulheres e esclarecimento sobre o trabalho desenvolvido. Haverá novas ações ainda em abril em diferentes regiões da cidade.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Nilton Lara Pinto saiu do bairro CPA 3 logo cedo para não perder a oportunidade de pegar uma muda de Amora, que é uma fruta muito apreciada por seu neto, de 6 anos. No quintal de casa, ele tem um pé de melancia que já está produzindo e que é o orgulho da família. “Nossa, tem tantas espécies aqui, queria muito levar uma muda de copaíba, mas o quintal de casa é reduzido, não comporta a espécie, que é frondosa”, revelou.

A moradora do bairro João Bosco Pinheiro, Adenil Alvarenga, também aproveitou para ampliar o pomar de casa. Ela já tem em casa pés de jabuticaba, caju, acerola. Ela tinha limão também, mas morreu e a intenção é repor outro limoeiro. Mas, entre tantas opções, queria uma muda de açaí e de ipê rosa também. Mas, como a procura por mudas foi intensa antes mesmo do horário previsto do início da ação, foi limitada a uma muda por pessoa.

“Distribuímos bem o espaço na construção da casa deixando um bom espaço para arborização. Se acimentar esquenta muito. Com as árvores, os pets também se deleitam na sombra. E eu cresci brincando debaixo das árvores em um quintal grande, e procuro reproduzir isso onde vivo atualmente”, frisou Adenil.

O administrador do Horto Florestal, Alexsandro Alves de Souza, ressaltou a importância do evento comemorativo e estar distribuindo vida. “Atendemos um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro para que o Horto Florestal dobrasse a produção de mudas para doar aos cidadãos e começamos esse trabalho ainda no ano passado para contemplar o maior número de moradores. Arborizar a cidade para melhorar a situação climática é uma preocupação da administração e deve ser de todos nós. E hoje concluímos essa ação, mas vamos continuar o trabalho de produção de mudas”, disse o administrador.

Ao receber as mudas, as pessoas foram orientadas quanto aos cuidados e plantio, seja nos quintais ou na frente de casa, embelezando a cidade. Em mais de 90% do público que procura, já sabe o que quer levar, o que demonstra que cuidará da planta.

SECRETARIA DA MULHER

Na oportunidade, o público contou com esclarecimentos sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria da Mulher. Uma advogada participou orientando e acolhendo as mulheres e divulgando os canais de ajuda no combate à violência doméstica que tem ceifado a vida de muitas mulheres.

“É sempre uma grande oportunidade de dar esse apoio à causa e fazer uma busca ativa de possíveis situações, dando encaminhamentos necessários às vítimas. A cada mulher que conseguimos evitar o feminicídio é uma vida a menos que choramos”, frisou a diretora de execução da Secretaria da Mulher, Vera Wender.

O Espaço de Acolhimento da Mulher do Núcleo Municipal de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica funciona 24h (plantão) pelo celular 65 99304-6518.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 9 de abril de 2024 às 14:23:35