https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/WhatsApp-Image-2024-04-10-at-09.09.21.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

LUIS CLAUDIO

Parabéns Cuiabá pelos seus 305 anos!

LUIS CLAUDIO

A calorosa Cuiabá completou 305 anos de fundação no dia 8 de abril. Berço natural dos cuiabanos, é também a casa de milhares de brasileiros, ou paus rodados, que no linguajar são aqueles que vêm de fora e acabam ficando por aqui, nesta cidade que ainda tem ares de interior e ao mesmo tempo oferece as oportunidades das grandes cidades.

E o mais importante do avanço acelerado das últimas décadas é que a população de Cuiabá não perdeu a sua essência de um povo hospitaleiro, caloroso entre si e com seus visitantes, muitos que segundo o ditado popular por aqui, comem a cabeça de Pacu e se estabelecem definitivamente na cidade ao conquistarem um emprego e formando suas famílias. Com isso, passam de uma forma ou de outra, a contribuir para o desenvolvimento do município.

A cidade foi fundada em 1719 pelo bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral, que assinou uma ata garantindo os direitos do local aonde ele havia chegado e, até então, era a capitania de São Paulo. Logo, o bandeirante denominou de Forquilha do Rio Coxipó, chamado atualmente de Coxipó do Ouro, pelos cuiabanos.

Somos todos suspeitos ao declararmos amor a Cuiabá, principalmente, à sua população. A linguagem regional, a alimentação, as maneiras de diversão, as belezas naturais e até mesmo o correr do dia-dia não desfazem esse sentimento de prazer por esse lugar apaixonante no Centro-Oeste do país.

Cuiabá é referência em diversas áreas de serviços e produção. Muitas pessoas de outras regiões buscam oportunidades e encontram-se aqui na capital mato-grossense. Somos, atualmente, pouco mais de 600 mil habitantes, mas com personalidade de um município moderno e promissor.

Enquanto as demais cidades brasileiras se questionam sobre a preservação ambiental e a geração de empregos e renda, Cuiabá tem feito seu dever de casa estimulando atitudes de conscientização na sociedade, principalmente, relacionadas à degradação ambiental e cobrado dos poderes constituídos melhorias para a população cuiabana. Parabéns, Cuiabá pelo seu aniversário.

Luis Claudio é servidor de carreira do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e é suplente de vereador por Cuiabá

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *