https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024-04-17-15-14-carteira-fibromialgia-66201f9b47b70.jpeg

FIBROMIÁLGIA

SMS entrega carteirinhas para pacientes com doença crônica

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Lázaro Thor

A presidente da Associação Mato-grossense de Fibromiálgicos Daniel Lens (FIBRO MT/DL), Carmen Miranda, recebeu nesta quarta-feira (17) a nova carteirinha entregue pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que garante direitos aos portadores da doença crônica, que provoca dores musculares generalizada.

Segundo a Lei Municipal 6552/2020, o documento dá direito de portadores da doença a estacionamentos e filas prioritárias em locais públicos e privados. Ao todo, a Secretaria de Saúde emitirá a primeira remessa de carteirinhas para 141 pacientes que realizaram a solicitação.

“Estou aqui muito feliz recebendo a carteira, além de saber que Cuiabá hoje tem um respeito muito grande com quem tem a doença, que é uma doença invisível, aos olhos da Sociedade ela não existe, estou feliz e agradecida ao poder público de Cuiabá, são muitas pessoas que tem o problema e estamos aqui sendo a voz e a vez dessas pessoas”, afirmou Carmen.

Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Segundo a Responsável Técnica de Fibromialgia, do Núcleo de Doenças Crônicas da SMS, Rackel Pinho, o setor recebe diariamente cerca de duas demandas de pacientes que pedem pelo direito. As novas impressões, segundo ela, estão sendo coloridas, o que garante maior identificação do portador.

“O que para muitos pode ser algo básico, para um paciente de fibromialgia significa menos stress e maior qualidade de vida se podemos garantir, por exemplo, menos tempo de espera a esses pacientes”, afirmou Rackel Pinho.

Como pedir a carteirinha

Quem deseja solicitar o documento deve enviar um e-mail para o endereço [email protected] e anexar os seguintes documentos:

Cópia de RG,
Cópia de CPF,
Cópia de CNH (Se possuir);
Exame de tipagem sanguínea;
Comprovante de residência atualizado (últimos 3 meses);
Cartão do SUS atualizado;
Foto 3X4 para documento (se não houver, é possível que seja uma foto tipo selfie com boa resolução e com um fundo branco);
Laudo médico especificando a fibromialgia com o CID da doença.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *