https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/photo1690923432-1024x682-1.jpeg

POVOS INDÍGENAS

Cacique Raoni recebe Prêmio de Direitos Humanos em Mato Grosso

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Kamikiá Kisedjê/Cobertura Colaborativa

Uma das principais lideranças indígenas do Brasil, o cacique Raoni Metuktire, reconhecido internacionalmente pela defesa da Amazônia e dos povos originários, foi homenageado com o Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destinado pelo deputado Lúdio Cabral (PT-MT).

“O cacique Raoni é alguém que sempre dedicou a sua vida em defesa da Amazônia, dos povos indígenas, dos direitos humanos e direitos da natureza, que garante a nossa vida aqui na Terra. Por isso um prêmio destinado a homenagear personalidades pelo compromisso, dedicação e testemunho na luta pela promoção e defesa dos direitos humanos previstos na Constituição Federal e Constituição Estadual de Mato Grosso. Com toda a história de luta do Raoni em defesa dos povos indígenas do país, ele nunca havia sido homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso”, afirmou Lúdio Cabral.

A honraria foi entregue à representante Kokonan Metuktire, filha do cacique, em audiência pública da Assembleia Legislativa realizada no dia 5 de abril, durante encerramento do 2º Acampamento Terra Livre Mato Grosso (ATL-MT), em Cuiabá, para debater política públicas para os povos indígenas no estado.

Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“Meu pai vem lutando pelos direitos de todos os povos indígenas desde muito novo. Fico muito feliz de estar recebendo esse prêmio que levo a ele. Agradeço de coração”, disse Kokonan Metuktire na ocasião.

A presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Eliane Xunakalo, também celebrou a homenagem. “É mais do que justo a Assembleia homenagear a nossa grande liderança. Uma homenagem que precisa ser feita em vida. A luta do Raoni fala por si, e ficamos emocionados com esse momento que nos anima a seguir com êxito a sua luta”.

O ATL-MT e a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa estão na 2ª edição. No acampamento, a Fepoimt dialoga sobre os principais desafios dos povos indígenas de Mato Grosso na esfera estadual, em debate com o Poder Legislativo e Executivo e as organizações que atuam em temas de interesse comum. O ATL de Cuiabá também mobiliza as sete regionais para contribuírem com pautas a serem levadas para o ATL nacional, a ser realizado em Brasília entre 22 e 26 de abril.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *