DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Jessé Soares
A vereadora Maysa Leão (Republicanos), integrante da Comissão de Indústria e Comércio da Câmara de Cuiabá, propôs para os seus pares, uma solução emergencial para a região central da capital, local histórico e que hoje se encontra sob pedido de ‘socorro’.
A vereadora contou com a presença do arquiteto Luis Alberto Ambrósio Camara, que apresentou juntamente com a republicana um projeto a ser aplicado na cidade.
“Nós ouvimos muito falar que o Centro Histórico de Cuiabá pede socorro. E o arquiteto Luiz Camara é uma pessoa que tem propriedade, que vive em Cuiabá, que conhece a cidade e que trabalha nessa área. Ele, ao invés de só falar, trouxe uma solução”, declarou a vereadora Maysa Leão.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
O projeto emerge da ideia de uma Parceria Público Privada (PPP) de estabilização e retrofit de fachada das casas do centro histórico, ao qual muitos se encontram em situação deteriorada. Na prática, seria oferecida uma dedução fiscal em IPTU às empresas que se propuserem a participar da revitalização do Centro de Cuiabá.
“De primeiro sensibilizar mais ainda a população em relação ao que está acontecendo no Centro Histórico. E isso é uma coisa que me entristece bastante como arquiteto <…> Então eu criei um projeto que seria o ‘SOS Centro Histórico’. Ele não recuperaria piso interno em casa, ele não recuperaria porta interna, nada disso. Efetivamente seria um projeto para estabilizar estruturalmente a fachada do imóvel, ou seja, para não cair, coisa que está acontecendo toda hora. E eu senti que seria um projeto para estabilizar a estrutura emergencialmente, não deixar o imóvel cair e pintar, deixar a fachada perfeita, atraindo a visitação do público e servindo justamente de demonstração do que poderia ser o nosso histórico”, declarou o arquiteto Luis Camara, na Comissão de Indústria e Comércio.
Além de participar da Comissão, o arquiteto discursou na Tribuna Livre sobre o projeto, que foi bem recebido pelos vereadores da Casa. A vereadora Maysa Leão agendará uma audiência pública para debater a efetivação da iniciativa.