DA ASSESSORIA / BEATRIZ SARTUNINO
[email protected]
Com o objetivo de combater o uso de drogas e ajudar a população de rua de Cuiabá a sair do estado de vulnerabilidade social, o Caravana da Rua Para a Rua é um projeto que está realizando ações de conscientização, com a ajuda de assistentes sociais, psicólogos e terapeutas da área de dependência química em pontos conhecidos como “Cracolândia”, em locais centrais da cidade, como Bairro do Porto, Terminal Rodoviário, Centro Histórico e Morro da Luz na capital mato-grossense. Neste sábado, a abordagem, com a arte do Hip Hop, e atendimento psicossocial. Será na praça 8 de Abril (Praça do Choppão), a partir das 18h.
Dentre os serviços de cidadania e intervenção cultural, terá doação de roupas e calçados, kit de higiene pessoal, corte de cabelo e um registro cadastral que almeja chegar a um mapeamento das pessoas em vulnerabilidade social e como podem ser ajudadas.
Conveniado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Dr. Leonardo, atual Secretário do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso (Ermat), o projeto tem o objetivo de despertar a esperança e levar uma melhor saída para a circunstância em que vivem as pessoas em situação de rua.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Com base no cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal, estima-se que 1 mil pessoas vivem nessa condição de rua, sendo a maioria na drogadição, morando em locais feitos de lonas, de restos de madeiras e de papelão. O relatório feito pelo Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, no final do ano passado, apontou que o Estado de Mato Grosso tem por volta de 2.531 pessoas em situação de rua. E Cuiabá lidera o ranking.
Sendo assim, o Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, em rede com a Ong Núcleo Hoje, começaram este projeto social transformador a partir do Beco do Candeeiro (06.04), localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça, às vésperas do aniversário de 305 anos de Cuiabá, e contou com a presença de personalidades políticas e da cuiabania.
PROGRAMAÇÃO
Dentre as intervenções artísticas, terá música com o Dj Drow e o Happer e Break- Guil; além do Grupo As Siriemas, o grafite pelo artista plástico Regis Gomes, poesia e slam de Luciene Carvalho, e depoimento do Mano Raul, um dos idealizadores do projeto.
A “Caravana da Rua para a Rua” tem duração de 8 meses e conta com 10 ações nos principais pontos das ruas de Cuiabá, principalmente nas regiões onde se concentram pessoas em circunstância de rua, e deve seguir para as Praças Ipiranga, Alencastro, do Baú, do Porto, da Santa Casa, Coreto da Praça do Rasqueado, Bosque da Rodoviária e no Pé da escadaria do Centro Histórico, sempre aos sábados, das 18h às 22h.
Visa movimentar a cidade com ações provocativas de conscientização, não somente para as pessoas que enfrentam a doença da adicção, um distúrbio neuropsicológico caracterizado por um desejo persistente e intenso de usar uma droga, apesar de danos substanciais e outras consequências negativas, principalmente para àquelas em situação de rua, e como um alerta para a sociedade em geral!
A proposta é fazer com que as pessoas em situação de rua entendam as causas e efeitos da dependência química, criando uma perspectiva preventiva ao uso para que mantenham distanciamento das substâncias químicas lícitas e ilícitas. Bem como promover o contato acolhedor por meio da arte e de atendimentos que possam ser fatores motivacionais para um despertar e mudança dessa realidade.
Todos receberão informações sobre onde encontrar os serviços de acolhimento e de saúde no município.
O Caravana da Rua Para Rua conta com o apoio da Assembleia Social, com doação de roupas, bem como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de Segurança Pública (Sesp), de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Municipal de Cultura (Secel-MT), Centro POP, Ong Solares, Defensoria Pública e Águas Cuiabá. Além do Colégio Master (com a campanha de doação de roupas e calçados) e Podcast Mk.