DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Após receber o relato de um morador referente ao mau cheiro e movimentações suspeitas, o vereador Sargento Vidal (MDB) visitou o bairro Jardim Universitário, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (15), para apurar uma denúncia de descarte irregular de animais domésticos mortos em um terreno baldio da região.
No local, foram encontrados vários cães e gatos, embalados em sacolas plásticas, já em avançado estado de decomposição e outros enterrados.
Essa prática é considerada crime de poluição ambiental, de acordo com o artigo 54 da Lei Federal nº 9.605/98, que prevê pena de um a quatro anos de prisão e aplicação de multas aos infratores.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Segundo o vereador, vídeos que chegaram ao seu conhecimento mostravam a realidade do local, com animais mortos espalhados pelo terreno.
“Todos estavam aqui até ontem à tarde. Acreditamos que alguém veio durante a noite com maquinário para escavar e enterrar os animais. O denunciante também me disse que, ao filmar, foi abordado por um estranho perguntando sobre o propósito da ação. Ele respondeu que era uma denúncia que chegaria até mim. Agora, tudo está encoberto”, frisou.
Vidal afirmou que já acionou os órgãos competentes para apurar os fatos e punir os responsáveis. Aproveitou também para reforçar a necessidade de conscientização da população sobre a questão.
“Esse tipo de ação prejudica o meio ambiente e desrespeita nossos animais. Apelo a todos que ajudem a combater isso”, acrescentou.
Orientações
A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) orienta os cidadãos a formalizarem suas denúncias pelos canais de atendimento 190 e 197, ou procurarem a delegacia mais próxima de sua residência.
Cemitério para animais
O vereador Sargento Vidal é o autor do Projeto de Lei nº 63/2023, que institui o primeiro ‘Cemitério Público para Pets’ em Cuiabá.
A proposta tem como finalidade a destinação de 10% das áreas dos cemitérios públicos municipais para o sepultamento de cães e gatos.
O texto segue na Comissão de Transporte, Meio Ambiente, Urbanismo e Causa Animal (Cetumada) para análise após passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“A ideia é proporcionar um descanso digno, em um local adequado, para aqueles que por anos foram nossos verdadeiros amigos e tanto merecem”, concluiu Sargento Vidal.
https://www.instagram.com/reel/C6_wIGLu1Kg/?igsh=NGE0ZXkxd2ZnOTdj