DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Resolução 22/24, apensado à matéria 17/24, que dá o nome da Deputada Amália Barros ao Prêmio Brasil Mais Inclusão. A proposta é de autoria da deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) e coautoria da deputada Coronel Fernanda (PL-MT).
A deputada Coronel Fernanda destacou que a mudança de nome do prêmio é uma forma de reconhecer a dedicação e o trabalho da Deputada Amália Barros na promoção da inclusão de pessoas com deficiência.
“Amália foi uma aguerrida defensora dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo debates e iniciativas legislativas cruciais, como a Lei que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, garantindo direitos e benefícios equivalentes aos previstos para outras deficiências,” enfatizou.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
O projeto, promulgado como Resolução 10/24, recebeu ampla aprovação no Plenário, refletindo o consenso sobre a importância de reconhecer e valorizar os esforços da Deputada Amália Barros. “Renomear o prêmio é uma maneira de perpetuar seu legado e inspirar contínuas ações em favor da inclusão social”, declarou a deputada Coronel Fernanda.
O “Prêmio Mais Inclusão Amália Barros” será concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a empresas públicas ou privadas, entes federados (União, Estados e Municípios) e personalidades que realizem trabalhos ou ações destacadas na inclusão de pessoas com deficiência. O prêmio ressalta valores fundamentais como igualdade de tratamento, justiça social, respeito à dignidade humana e bem-estar, conforme indicados na Constituição Federal.
A deputada Coronel Fernanda destacou também que a homenagem a Amália Barros não só celebra suas conquistas, mas também reforça o compromisso contínuo da Câmara dos Deputados com a causa da inclusão. “Este prêmio será um lembrete perene do impacto duradouro do trabalho de Amália e da necessidade de contínua advocacia e inovação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, disse.
“Com a aprovação deste projeto, a Câmara dos Deputados reafirma seu papel na promoção de uma sociedade mais inclusiva e justa, reconhecendo aqueles que se dedicam a melhorar a vida das pessoas com deficiência no Brasil,” destacou a deputada Coronel Fernanda.
A Deputada Federal Amália Barros (PL-MT) faleceu no último domingo (12), após complicações em uma cirurgia para a retirada de um nódulo do pâncreas.