DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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A capacitação será realizada no município de Mirassol D’Oeste, situado a 320 km da capital Cuiabá, na Região Turística do Vale do Cabaçal, convidando educadores da cidade vizinha Porto Esperidião (170 km), e está com inscrições gratuitas abertas até o dia 21 de maio.
As vagas são limitadas para 50 pessoas e a formação será realizada nos dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, no Centro educacional – Rua Bahia, n° 3739, Bairro: Cidade Tamandaré. Para a certificação é necessário participar de todos os encontros.
As inscrições estão sendo feitas via internet cliclando no link a seguir do Formulário de Inscrição – Projeto: Autismo para Educadores – Mirassol D’Oeste (google.com) – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1Kymm7oqXLQjYeL6gCDeAMOr90vRj7nlt9boGQTc8kvuMyw/viewform.
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“Autismo para Educadores” é mais um projeto social inovador realizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, que se faz necessário, pois vai capacitar educadores da primeira infância a identificar sinais e sintomas precoces do Transtorno Espectro Autista (TEA) nos alunos da rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso, já começou pelo município de Cáceres (de 05 a 14 de abril) e esteve em Cuiabá entre os dias 19 e 28 de abril.
Em todos os municípios atingiu sucesso de público de uma experiência incrível para quem participou.
“A intenção é de que as crianças sejam encaminhadas o quanto antes para os atendimentos especializados, visando a maior qualidade de vida e desenvolvimento. Temos uma expectativa enorme que os professores saiam capacitados e animados, assim como nós estamos”, destaca a fonoaudióloga, Rita de Cassia.
O Projeto Social Autismo para Educadores é uma realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, sob a coordenação pedagógica do psicólogo, Rodrigo Alves Caldeira, e tem autoria de emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal, Dr. Leonardo, junto do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que é o patrocinador do recurso federal.
A ideia é compartilhar conhecimento para levar auxílio às crianças com TEA e suas famílias, e que possam ser desenvolvidas políticas públicas.
“Este é um sonho realizado, porque eu sou pai de autista. E o autismo não define uma pessoa. A alteração neurológica, de comportamento e outras questões de interações sociais não traz um carimbo de que isso é uma fatalidade, mas sim, para à necessidade de diagnóstico, tratamento, respeito e empatia”, pontua o médico e ex-deputado federal, Dr. Leonardo.
O AUTISMO
O TEA é um Transtorno do Neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação social e comportamentos repetitivos e restritos. E a criança tem habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a idade.
Portanto, é importante que os pais observem os desenvolvimentos de seus filhos, pois quando a criança chega na escola o professor faz esta observação e consegue perceber quando ela tem um desenvolvimento diferente de aprendizagem pela idade. É quando o professor chama os pais para conversar, sendo importante que eles acolham esta conversa com o educador, alerta a professora e psicopedagoga, Solange Albuquerque, que é mãe de um adolescente que está no Transtorno do Espectro Autista.
O termo atípico é utilizado para definir o desenvolvimento da criança ou adolescente, que é diferente das crianças que tem um desenvolvimento dentro dos marcos do desenvolvimento. E o diagnóstico é feito com a contribuição de uma equipe multidisciplinar, médicos, professores, psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, entre outros profissionais.
A CAPACITAÇÃO
Foi desenvolvida uma cartilha que será dialogada durante a capacitação e entregue aos participantes, por profissionais da área da Saúde: psicólogas Ileda Marta de Souza Flor, Ilza de Andrade Carvalho, Cinthia de Miranda Matos, Stefani Rayane Barbosa Ferreira, Rosania Siqueira Viana e Denise Ferreira Vilela; fisioterapeuta Tatiane Amorim de Matos; psicopedagoga Solange de Oliveira Figueiroba Albuquerque e fonoaudiólogas Rita de Cassia dos Santos Arinos Leal e Hellen Viviane Morgenstern da Silva Santos.
A ação está sendo levado para diversos municípios das regiões de Cáceres e metropolitana do Estado de Mato Grosso, para conscientizar sobre o Autismo, possibilitar o diagnóstico precoce, criar redes de comunicação entre profissionais, pais e responsáveis, estabelecendo práticas e procedimentos de acolhimento e suporte às crianças com TEA ao longo do tempo.
PROGRAMAÇÃO
Ainda haverá mais uma capacitação em Cáceres, três em Cuiabá e duas em Várzea Grande. Além disso, haverá uma ação conjunta entre os municípios de Araputanga e Reserva do Cabaçal; São José dos Quatro Marcos e Glória D’Oeste; Curvelândia e Lambari D’Oeste; Jauru, Figueirópolis e Vale de São Domingos; Salto do Céu e Rio Branco; Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Campos de Júlio. Também será realizada uma capacitação em Pontes e Lacerda e outra em Vila Bela da Santíssima Trindade.
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