https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/05/capa-site-2024-05-17-00-00-6646d66dcc501.jpeg

INSCRIÇÕES ABERTAS

INCA deve capacitar educadores de Mirassol e Esperidião sobre o Autismo

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A capacitação será realizada no município de Mirassol D’Oeste, situado a 320 km da capital Cuiabá, na Região Turística do Vale do Cabaçal, convidando educadores da cidade vizinha Porto Esperidião (170 km), e está com inscrições gratuitas abertas até o dia 21 de maio.

As vagas são limitadas para 50 pessoas e a formação será realizada nos dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, no Centro educacional – Rua Bahia, n° 3739, Bairro: Cidade Tamandaré. Para a certificação é necessário participar de todos os encontros.

As inscrições estão sendo feitas via internet cliclando no link a seguir do Formulário de Inscrição – Projeto: Autismo para Educadores – Mirassol D’Oeste (google.com) – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1Kymm7oqXLQjYeL6gCDeAMOr90vRj7nlt9boGQTc8kvuMyw/viewform.

Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“Autismo para Educadores” é mais um projeto social inovador realizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, que se faz necessário, pois vai capacitar educadores da primeira infância a identificar sinais e sintomas precoces do Transtorno Espectro Autista (TEA) nos alunos da rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso, já começou pelo município de Cáceres (de 05 a 14 de abril) e esteve em Cuiabá entre os dias 19 e 28 de abril.

Em todos os municípios atingiu sucesso de público de uma experiência incrível para quem participou.

“A intenção é de que as crianças sejam encaminhadas o quanto antes para os atendimentos especializados, visando a maior qualidade de vida e desenvolvimento. Temos uma expectativa enorme que os professores saiam capacitados e animados, assim como nós estamos”, destaca a fonoaudióloga, Rita de Cassia.

O Projeto Social Autismo para Educadores é uma realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, sob a coordenação pedagógica do psicólogo, Rodrigo Alves Caldeira, e tem autoria de emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal, Dr. Leonardo, junto do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que é o patrocinador do recurso federal.

A ideia é compartilhar conhecimento para levar auxílio às crianças com TEA e suas famílias, e que possam ser desenvolvidas políticas públicas.

“Este é um sonho realizado, porque eu sou pai de autista. E o autismo não define uma pessoa. A alteração neurológica, de comportamento e outras questões de interações sociais não traz um carimbo de que isso é uma fatalidade, mas sim, para à necessidade de diagnóstico, tratamento, respeito e empatia”, pontua o médico e ex-deputado federal, Dr. Leonardo.

O AUTISMO

O TEA é um Transtorno do Neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação social e comportamentos repetitivos e restritos. E a criança tem habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a idade.

Portanto, é importante que os pais observem os desenvolvimentos de seus filhos, pois quando a criança chega na escola o professor faz esta observação e consegue perceber quando ela tem um desenvolvimento diferente de aprendizagem pela idade. É quando o professor chama os pais para conversar, sendo importante que eles acolham esta conversa com o educador, alerta a professora e psicopedagoga, Solange Albuquerque, que é mãe de um adolescente que está no Transtorno do Espectro Autista.

O termo atípico é utilizado para definir o desenvolvimento da criança ou adolescente, que é diferente das crianças que tem um desenvolvimento dentro dos marcos do desenvolvimento. E o diagnóstico é feito com a contribuição de uma equipe multidisciplinar, médicos, professores, psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, entre outros profissionais.

A CAPACITAÇÃO

Foi desenvolvida uma cartilha que será dialogada durante a capacitação e entregue aos participantes, por profissionais da área da Saúde: psicólogas Ileda Marta de Souza Flor, Ilza de Andrade Carvalho, Cinthia de Miranda Matos, Stefani Rayane Barbosa Ferreira, Rosania Siqueira Viana e Denise Ferreira Vilela; fisioterapeuta Tatiane Amorim de Matos; psicopedagoga Solange de Oliveira Figueiroba Albuquerque e fonoaudiólogas Rita de Cassia dos Santos Arinos Leal e Hellen Viviane Morgenstern da Silva Santos.

A ação está sendo levado para diversos municípios das regiões de Cáceres e metropolitana do Estado de Mato Grosso, para conscientizar sobre o Autismo, possibilitar o diagnóstico precoce, criar redes de comunicação entre profissionais, pais e responsáveis, estabelecendo práticas e procedimentos de acolhimento e suporte às crianças com TEA ao longo do tempo.

PROGRAMAÇÃO

Ainda haverá mais uma capacitação em Cáceres, três em Cuiabá e duas em Várzea Grande. Além disso, haverá uma ação conjunta entre os municípios de Araputanga e Reserva do Cabaçal; São José dos Quatro Marcos e Glória D’Oeste; Curvelândia e Lambari D’Oeste; Jauru, Figueirópolis e Vale de São Domingos; Salto do Céu e Rio Branco; Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Campos de Júlio. Também será realizada uma capacitação em Pontes e Lacerda e outra em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Veja Mais

Um comentário em “INCA deve capacitar educadores de Mirassol e Esperidião sobre o Autismo”

  1. This article was incredibly insightful! I was captivated by the thoroughness of the information and the clear, engaging way it was delivered. The depth of research and expertise evident in this post is remarkable, significantly elevating the content’s quality. The insights in the opening and concluding sections were particularly compelling, sparking some ideas and questions I hope you will explore in future articles. If there are any additional resources for further exploration on this topic, I would love to delve into them. Thank you for sharing your expertise and enriching our understanding of this subject. I felt compelled to comment immediately after reading due to the exceptional quality of this piece. Keep up the fantastic work—I’ll definitely be returning for more updates. Your dedication to crafting such an excellent article is highly appreciated!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO