DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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O projeto social Autismo para Educadores realizará sua terceira capacitação em Mato Grosso: no município de Araputanga, situado a 337 km da de Cuiabá. E convida também os educadores de Reserva do Cabaçal, cidade vizinha (a 45 km), para participar dessa jornada importante para a educação e às famílias e crianças com Espectro Autista (TEA).
As inscrições são gratuitas e limitadas, e encerra nesta terça-feira (28.05). A formação será realizada em duas semanas. Começa no dia 31 de maio e estende aos dias 01, 02, 07, 08 e 09 de junho, na Câmara Municipal de Araputanga – R. Limiro Rosa, 635 – Lago Azul.
As inscrições estão sendo feitas via internet no link a seguir do https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaIQF6Cb19z_GmqbiCe6pMTNRckKhAWu5nLWJc10xUAX2LkQ/viewform.
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“Um curso maravilhoso que leva a gente a conhecer um pouco mais sobre questões do autismo e que a escola necessita saber com urgência. É um tema bastante novo e nós temos que conhecer o máximo possível. E o INCA está disponibilizando este curso maravilhoso para que a gente possa estar aprendendo um pouco mais e saber lidar com os nossos autistas. Aproveitem e venham com muita sede!”, destaca a professora Alves da Costa, que está participando da primeira semana de capacitação em Mirassol D’Oeste.
“Autismo para Educadores” é mais um projeto social inovador realizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, que se faz necessário, pois vai capacitar educadores da primeira infância a identificar sinais e sintomas precoces do Transtorno Espectro Autista (TEA) nos alunos da rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso, já começou pelo município de Cáceres (de 05 a 14 de abril), esteve em Cuiabá entre os dias 19 e 28 de abril e deve retornar nos meses de junho, agosto e setembro.
Agora está acontecendo no Centro educacional do município de Mirassol D’Oeste, situado a 320 km da capital, e encerra a segunda semana no dia 02 de junho.
Em todos os municípios, o projeto atingiu sucesso de público, proporcionando uma experiência incrível aos participantes.
“A intenção é de que as crianças sejam encaminhadas o quanto antes para os atendimentos especializados, visando a maior qualidade de vida e desenvolvimento. Temos uma expectativa enorme que os professores saiam capacitados e animados, assim como nós estamos”, destaca a fonoaudióloga, Rita de Cassia, facilitadora da capacitação.
O Projeto Social Autismo para Educadores é uma realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação e tem autoria de emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal, Dr. Leonardo, junto do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que é o patrocinador do recurso federal.
A ideia é compartilhar conhecimento para levar auxílio às crianças com TEA e suas famílias, e que possam ser desenvolvidas políticas públicas.
“Este é um sonho realizado, porque eu sou pai de autista. E o autismo não define uma pessoa. A alteração neurológica, de comportamento e outras questões de interações sociais não traz um carimbo de que isso é uma fatalidade, mas sim, para à necessidade de diagnóstico, tratamento, respeito e empatia”, pontua o médico e ex-deputado federal, Dr. Leonardo.
O AUTISMO
O TEA é um Transtorno do Neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação social e comportamentos repetitivos e restritos. E a criança tem habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a idade.
Portanto, é importante que os pais observem os desenvolvimentos de seus filhos, pois quando a criança chega na escola o professor faz esta observação e consegue perceber quando ela tem um desenvolvimento diferente de aprendizagem pela idade. É quando o professor chama os pais para conversar, sendo importante que eles acolham esta conversa com o educador, alerta a professora e psicopedagoga, Solange Albuquerque, que é mãe de um adolescente que está no Transtorno do Espectro Autista.
O termo atípico é utilizado para definir o desenvolvimento da criança ou adolescente, que é diferente das crianças que tem um desenvolvimento dentro dos marcos do desenvolvimento. E o diagnóstico é feito com a contribuição de uma equipe multidisciplinar, médicos, professores, psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, entre outros profissionais.
A CAPACITAÇÃO
Foi desenvolvida uma cartilha que será dialogada durante a capacitação e entregue aos participantes, por profissionais da área da Saúde: psicólogas Ileda Marta de Souza Flor, Ilza de Andrade Carvalho, Cinthia de Miranda Matos, Stefani Rayane Barbosa Ferreira, Rosania Siqueira Viana e Denise Ferreira Vilela; fisioterapeuta Tatiane Amorim de Matos; psicopedagoga Solange de Oliveira Figueiroba Albuquerque e fonoaudiólogas Rita de Cassia dos Santos Arinos Leal e Hellen Viviane Morgenstern da Silva Santos.
A ação está sendo levada para diversos municípios das regiões de Cáceres e metropolitana do Estado de Mato Grosso, para conscientizar sobre o Autismo, possibilitar o diagnóstico precoce, criar redes de comunicação entre profissionais, pais e responsáveis, estabelecendo práticas e procedimentos de acolhimento e suporte às crianças com TEA ao longo do tempo.
PROGRAMAÇÃO
Ainda haverá mais uma capacitação em Cáceres, três em Cuiabá e duas em Várzea Grande. Além disso, haverá uma ação conjunta entre os municípios São José dos Quatro Marcos e Glória D’Oeste; Curvelândia e Lambari D’Oeste; Jauru, Figueirópolis e Vale de São Domingos; Salto do Céu e Rio Branco; Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Campos de Júlio. Também será realizada uma capacitação em Pontes e Lacerda e outra em Vila Bela da Santíssima Trindade.