DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A primeira-dama Márcia Pinheiro destacou o protagonismo feminino durante a diplomação dos presidentes de bairros de Cuiabá, na última sexta-feira (12), em cerimônia realizada na União Coxipoense de Associações de Moradores (UCAM).
Foram em torno de 30 mulheres eleitas como representantes de suas comunidades, das 80 diplomações, o que representa um aumento de mais de 50% na participação feminina na liderança comunitária.
“É importante constatar que Cuiabá tem sido a capital referência em políticas para mulheres e isso, consequentemente, tem refletido em todas as áreas. A própria gestão deu exemplo com um número recorde de secretárias mulheres e ver esse aumento da participação feminina nas lideranças de bairros nos coloca em posição de enfrentamento aos obstáculos estruturais e culturais que impedem a inserção da mulher nas posições de liderança”, refletiu Márcia.
A administração do prefeito Emanuel Pinheiro é referência quando o assunto é ‘Mulheres em Cargos de Liderança’, aspecto amplamente debatido em encontros e anseios da causa feminina.
Mais de 20 mulheres foram nomeadas em cargos de secretárias e adjuntas desde 2017, sendo que a presença feminina chegou a 50% no 1º escalão da Prefeitura de Cuiabá entre 2020 e 2021.
A presidente eleita da comunidade ribeirinha São Gonçalo Beira Rio, Cleide Rodrigues, está orgulhosa da condição feminina em Cuiabá, sobretudo nos últimos anos com os avanços na capital.
“É uma conquista que nós, mulheres, temos poder de participação. Olhamos para Cuiabá com a única secretaria da Mulher em Mato Grosso, com tantas ações de nível nacional. Esse espaço para nós, mulheres, está quase igualado na sociedade e Cuiabá está de parabéns por essa conquista”, frisou.
O evento também contou com a entrega de Títulos de Cidadão Comunitário a pessoas, entidades e agentes públicos que contribuíram para o crescimento do movimento, além da entrega da Moção de Aplausos de Excelência Cuiabana às autoridades homenageadas.