DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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O Instituto de Pesquisa e Análise Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) divulgou a pesquisa “Intenção de Compras para o Dia Dos Pais de 2024”, em que mostra um crescimento no faturamento para o comércio do estado.
O levantamento realizado entre os dias 27 de junho e 2 de julho de 2024, com 503 pessoas em 32 municípios do estado, mostra uma movimentação de cerca de R$ 390 milhões na economia do estado, melhor resultado já levantado pelo instituto da Fecomércio-MT para o período. A margem de erro estimada na pesquisa é 4% para mais ou para menos.
Entre os entrevistados, 38% afirmaram que pretendem ir às compras, sendo que a maior parte (65%) indicou as lojas do centro da cidade, seguido de shopping centers (17%).
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Sites e aplicativos de compras corresponderam a 10% das opções de locais para comprar para a data, vendedores autônomos aparecem com 6%, depois as lojas de bairro (2%) e, por fim, supermercados com 1%.
Os produtos mais citados para presentear estão as roupas (27%), os cosméticos e perfumes aparecem com 16% e acessórios somam 13%. Ainda com participações menores, aparecem sapatos com 9%, livros/artigos de papelaria com 3%, mesmo percentual dos eletrônicos e de refeições em restaurante/bar.
Os valores gastos deverão ser em média de R$ 367,02 para o Dia dos Pais este ano, podendo gerar uma movimentação econômica que impactará diretamente os setores de comércio e serviços. O montante de R$ 390 milhões gastos na data também é 2,37% superior ao previsto para o período no comparativo com o ano passado.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, enalteceu a importância da data para o calendário comercial. “As perspectivas para o Dia dos Pais em 2024 se mostram positivas, com um aumento expressivo de 64,70% do valor médio da pretensão de gastos atual, em relação ao ano passado, quando a média estava em torno de R$ 220,00”.
O cartão de crédito foi o mais citado entre as formas de pagamento com 45%, depois o Pix com 35%, dinheiro 13%, em seguida cartão de débito com 6% e carnês representam 2%. Para as preferências de compra, 19% pretendem realizar compras no sábado, já a sexta-feira e o domingo estão com 3% cada e a quarta-feira e segunda-feira com 2% cada, além de 1% que pretende ir às compras na quinta-feira.
Segundo análise do IPF-MT, cartão de crédito e Pix somam, juntos, 80% das formas de pagamento para a data. Com isso, Wenceslau Júnior concluiu que “dentre as outras datas comemorativas desse ano, a diversificação nos itens de consumo e a demonstração de um gasto com maior valor médio planejado, o setor de comércio e serviços será favorecido no período.