DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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O secretário Municipal de Educação de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos, foi um dos palestrantes do VIII Seminário de Educação Básica da Rede Municipal, evento formativo realizado nesta segunda-feira (29), no Hotel Fazenda Mato Grosso.
Na palestra, voltada para os gestores escolares, com momentos de interação, o secretário falou sobre as estratégias que transformaram a educação pública no município de Sobral.
Herbert Lima agradeceu o convite da secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, se disse honrado em estar em Cuiabá e que o carinho e a energia de uma educação positiva e motivadora.
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“Esse é o clima que precisamos para fazer um trabalho diferente e alcançar a aprendizagem efetiva de nossas crianças. Todo o esforço feito pela gestão municipal, pela Prefeitura de Cuiabá, pela Secretaria de Educação, todos esses investimentos que são feitos na infraestrutura física, no bem estar das criança, na valorização dos profissionais é sem dúvida o caminho para a gente galgar uma jornada de bons resultados de aprendizagem, de uma transformação efetiva, de uma aprendizagem que gera oportunidades para transformar, para melhor a vida das crianças”, disse Francisco Herbert Lima Vasconcelos, na abertura da palestra.
Herbert contou que a transformação da educação em Sobral começou há mais de 20 anos quando a gestão do município vivia uma crise, com baixa qualidade dos serviços oferecidos à população, inclusive na educação. Entre os problemas apontados por ele, a distorção idade certa, salas multisseriadas e escolas precárias do ponto de vista de estrutura física e pedagógica.
A transformação teve início a partir de 1997 com investimentos na melhoria da infraestrutura física, alimentação, transporte, aquisição de tecnologia, buscando melhorar os índices de desempenho dos estudantes principalmente em relação a alfabetização. Entretanto, mesmo com todo investimento, o nível de aprendizagem continuava baixo.
“Nos anos 2000, uma pesquisa sobre os níveis de leitura dos alunos que estavam concluindo a 2ª série do ensino fundamental, revelou que 50% dos alunos não sabiam ler e escrever, as nossas escolas municipais estavam formando analfabetos. A grande diferença é a liderança escolar. São os profissionais, dentro da escola que conseguem, baseados em evidencias pedagógicas concretas e resultados das avaliações, de fato pautar uma gestão cuja base é a garantia da aprendizagem”, salientou Herbert Lima.
Outra estratégia importante apontada pelo Secretário foi o foco na alfabetização de todas as crianças na idade certa. “Nesse período, identificamos problemas de gestão nas escolas, nas salas de aula e na própria secretaria. Em 2001, o foco da gestão foi alfabetizar as crianças no 1° ano, e para isso a Secretaria desenhou e implementou estratégias para assegurar a efetiva alfabetização dessas crianças. Porque se a criança não sabe ler, não aprende e não poderá adquirir conhecimentos de matemática, ciências, história, geografia”, disse Herbert Lima.
Com foco na aprendizagem e prioridade na alfabetização na idade certa, a política educacional de Sobral foi construída com base num conjunto de ações articuladas, em três eixos estratégicos: o fortalecimento da gestão escolar, com a realização de concursos públicos de diretores e professores, formação continuada, autonomia administrativa, pedagógica e financeira para as escolas; o fortalecimento da ação pedagógica com a qualificação e organização do trabalho em sala de aula, formação continuada dos professores, material pedagógico e didático estruturado e avaliação externa e, por fim, a valorização do magistério com reconhecimento, gratificação por desempenho e qualificação docente.
O secretário de Educação, Herbert Lima destaca ainda os materiais curriculares elaborados, em Língua Portuguesa e Matemática que são compartilhados com outros Municípios de todo o Brasil. Atualmente, Sobral investe na implementação desses novos currículos e a meta é elevar o patamar da rede de ensino de Sobral para uma das melhores da América Latina.
“Sobral é exemplo para o Brasil de como decisão política, boa gestão e boas políticas públicas educacionais, com planejamento e foco na aprendizagem dos alunos podem proporcionar um salto de qualidade para a educação pública”, destacou Herbert Lima.