DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) por meio do núcleo Educação que Transforma, em parceria com a Seduc-MT (Secretaria de Educação de Mato Grosso), realizou a capacitação “Bootcamp – Líder de Si Mesmo”, para profissionais do ensino fundamental, médio e técnico da educação pública do estado.
A aplicação da solução foi dividida em 70 turmas espalhadas por 14 cidades, impactando mais de 2.450 trabalhadores da educação.
O ‘Bootcamp’ é uma solução composta por 16 horas de duração distribuídas em 6 módulos para treinar as habilidades de gestão, liderança e autoconhecimento das pessoas, e, pela primeira vez foi aplicado aos profissionais técnicos que atuam nas escolas.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Ao todo, profissionais de 531 escolas estaduais, totalizando uma cobertura de 140 municípios, participaram da capacitação realizada em duas semanas, de 15 a 26 de julho, nas cidades de Alta Floresta, Sinop, Matupá, Barra do Garças, Confresa, Primavera do Leste, Rondonópolis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Diamantino, Juína, Várzea Grande e Cuiabá.
Cynthia Justino, analista Técnica do Sebrae/MT, explica que essa inovação teve um diferencial “normalmente os trabalhos de capacitação e formação são feitos com educadores e alunos, mas dessa vez a gente levou para a sala de aula a equipe técnica e de suporte das escolas, então desde os técnicos educacionais, equipe de apoio educacional, funcionários administrativos até as profissionais da limpeza, merenda e cantina”, diz.
A gestora do projeto explica que o propósito foi trabalhar nesses profissionais o papel e a importância deles como líderes. “Mostramos como eles são importantes agentes de formação dos jovens no processo de educação. O objetivo foi valorizar os profissionais que fazem a educação acontecer em todo estado de Mato Grosso”, explica a gestora do projeto.
O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, pontua que a formação dos profissionais da educação é uma ação continuada que busca aprimorar as suas habilidades e a capacidade de liderar. “Um profissional de ensino líder é alguém que se levanta e toma a iniciativa de melhorar não apenas a si mesmo e em seu trabalho, mas está disposto a ajudar e orientar outros profissionais para fornecer a melhor educação de qualidade aos estudantes”, concluiu.
Impactos positivos
Segundo uma das facilitadoras do projeto, Danielle Rodrigues, a capacitação durou mais de mil horas. “Nestas duas semanas, capacitamos mais de dois mil quatrocentos e cinquenta servidores ligados ao apoio técnico das escolas estaduais. Formamos 70 turmas de diversas escolas do estado [total de 531], resultando em 1120 horas de curso. E para tudo isso dar certo formamos um time com 31 facilitadores de todo estado”, disse.
Solange Fátima Pasuch, que atua como apoio operacional na escola Dom Bosco em Alta Floresta, disse que “foi uma experiência muito boa, agradeço a equipe da Seduc e do Sebrae que trouxe esta capacitação para nós, que foi muito proveitoso, que venham mais”.
Alessandra Prado, do colégio estadual Liceu Cuiabano, conta que o Bootcamp mudou sua forma de enxergar as coisas. “Eu cheguei meio tímida no curso, mas com a metodologia que a facilitadora aplicou eu fui me soltando e hoje eu saio com muitos aprendizados, para mim a capacitação foi nota 10, só perdeu quem não participou”.
A técnica da escola da escola estadual Profº João Crisostomo de Figueiredo, em Cuiabá,Marta Santana, compartilhou do mesmo sentimento das demais profissionais e concluiu dizendo que “o curso é muito bom, vale a pena, nós pudemos trabalhar nossos conhecimentos pessoais e aprender muito sobre o feedback”, falou.
Bootcamp
A metodologia Bootcamp ensina as principais habilidades e temáticas esperadas de uma liderança no século XXI, sendo elas a liderança o autoconhecimento, os feedbacks e o desenvolvimento, comunicação e relacionamento, inovação e produtividade e planejamento. São apresentados aos participantes conceitos e ferramentas que os auxiliam a refletir sobre as atitudes diante dos desafios, ressaltando as potencialidades individuais e estimulando o desenvolvimento de suas competências e habilidades.