DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Com o calor intenso registrado nos últimos dias na capital e a baixa umidade do ar, os cuidados com animais domésticos precisam ser redobrados para evitar danos à saúde. Diante desse cenário, o vereador e defensor da causa animal, Sargento Vidal (MDB), destaca algumas práticas essenciais que podem auxiliar no bem-estar dos pets, inclusive daqueles em situação de vulnerabilidade social.
Entre as recomendações do vereador estão à oferta de água fresca e limpa, especialmente onde há muitos animais de rua, para que possam se hidratar; a criação de sombras e ventilação nos ambientes; banhos regulares; alimentação leve e abrigos adequados, para proteger os animais das altas temperaturas.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), as temperaturas em Cuiabá podem chegar a 36ºC nesta semana, com sensação termina acima dos 40ºC.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
A umidade relativa do ar está em torno de 22%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Com esse calor escaldante em Cuiabá, os animais sofrem com exaustão, desnutrição e até insolação. Medidas simples como oferecer água regularmente, abrigos temporários e alimentos em locais de fácil acesso podem evitar o surgimento de doenças comuns nesta época. Deixo aqui meu recado aos tutores e à comunidade em geral: cuidem bem dos seus bichinhos para que eles possam passar por essa fase com tranquilidade”, ressaltou o parlamentar.
Os passeios regulares, aguardados ansiosamente pelos animais, também podem ser flexibilizados. Vidal orienta os tutores a evitarem os horários mais quentes, optando pelas saídas logo ao amanhecer ou ao fim da tarde. “Bem cedo ou próximo do anoitecer são os melhores momentos para passear com seu animal de estimação, garantindo segurança e conforto”, frisou.
Para mais informações e esclarecimentos, o vereador Sargento Vidal disponibiliza um canal de comunicação exclusivo para o recebimento de demandas, através do telefone/WhatsApp: (65) 99950-3344.