DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A candidata a vice-prefeita de Cuiabá Rafaela Fávaro, da Coligação Coragem e Força para Mudar, liderada pelo médico Lúdio Cabral, alerta para a importância de proporcionar atendimento de saúde especializado para as mulheres na Capital.
Rafaela Fávaro lembra que o diagnóstico precoce de doenças como câncer aumenta a chance de cura, e que é possível ampliar a cobertura de atendimento às mulheres.
“Hoje, mais da metade da nossa população é composta por mulheres, mas as políticas públicas não estão acompanhando essa realidade. Precisamos de um olhar mais atento e ações mais efetivas para garantir que as mulheres recebam o cuidado que merecem”, afirma.
Dados oficiais reforçam a necessidade de mudanças. A taxa de mortalidade por câncer de mama no Brasil aumentou 86% nos últimos 22 anos, um crescimento preocupante que destaca a falta de detecção precoce e tratamento adequado.
“O diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura em até 98%, mas, em Cuiabá, os números de exames preventivos como mamografias e exames de colo do útero ainda são muito baixos. Isso é inaceitável”, acrescenta Rafaela Fávaro.
Dificuldades com exames
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que até 2025 Mato Grosso apresentará mais de 8 mil novos casos de câncer anualmente, totalizando mais de 26 mil ocorrências. Desses, mais da metade será de cânceres de mama feminina, com 55,40% dos casos, seguidos pelo câncer de próstata, que representa 57,70% dos casos estimados entre os homens.
Ana Laura Silva, moradora de Cuiabá, é um exemplo claro das falhas no atendimento especializado no município. Ela descobriu um nódulo no seio e, ao procurar a rede pública municipal de saúde, não conseguiu o suporte imediato que precisava. “O nódulo já estava visível e procurei uma unidade de saúde porque eu precisava de uma consulta com um mastologista, mas não consegui pelo município”, conta.
Os exames para o diagnóstico só foram realizados seis meses depois. Alguns deles foram realizados no Hospital Universitário Júlio Müller, mas alguns dos exames essenciais para o diagnóstico não estavam disponíveis na rede pública, a obrigando a arcar com os custos do próprio bolso. Com o diagnóstico do câncer de mama, Ana Laura se prepara para iniciar sessões de quimioterapia.
Eliminar barreiras no acesso à saúde
Para Rafaela Fávaro, o município precisa oferecer suporte maior às mulheres, em todas as áreas, como ginecologia, mastologia e outras especialidades.
“A proposta do Lúdio, que é médico, é fortalecer os postos de saúde, capacitar nossos profissionais e ampliar as especialidades médicas, com foco principalmente na prevenção de doenças graves. Precisamos garantir que as mulheres de Cuiabá tenham acesso a exames e tratamentos adequados, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade”, destaca.
A candidata também enfatiza a importância de criar um sistema de saúde pública que seja verdadeiramente inclusivo e capaz de atender às necessidades das mulheres em todas as fases da vida.
“Vamos trabalhar para eliminar as barreiras que muitas mulheres enfrentam ao tentar acessar serviços básicos de saúde. Queremos que todas as mães, filhas e avós de Cuiabá possam sair de casa tranquilas, sabendo que têm um sistema de saúde preparado para cuidar delas”, finaliza.
Rafaela Fávaro é candidata vice-prefeita na chapa liderada por Lúdio Cabral, candidato a prefeito pela Coligação Coragem e Força para Mudar, formada pelos partidos Federação Brasil da Esperança – FE Brasil (PT, PV e PCdoB), PSD e Federação PSOL REDE (PSOL e REDE).