DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Durante debate realizado pelo portal Primeira Página na noite desta terça-feira (20), o médico e candidato a prefeito Lúdio Cabral mostrou, com propostas e respeito ao processo eleitoral, que é o candidato mais preparado para governar Cuiabá e resolver o principal problema da cidade: a saúde pública.
Lúdio também apresentou projetos para implantação de creches em parceria com igrejas, mudança no cálculo da tarifa do ônibus, entre outras áreas.
No primeiro debate, Lúdio questionou os adversários sobre como acabar com as filas por atendimentos, exames e cirurgias. Perguntou também como ampliar o número de médicos e equipes de saúde da família nos postos de saúde.
“Nós não vamos resolver os problemas da saúde com generalidades, mas com propostas objetivas e ações concretas. Esse é o principal problema da nossa cidade. Eu trabalho há 28 anos na saúde pública e Cuiabá tem a oportunidade de, pela primeira vez na sua história, ter um médico prefeito, de ter o prefeito da saúde , para ir lá na ponta junto com os servidores melhorar a qualidade da saúde e a população sentir, finalmente, que temos uma saúde de qualidade em Cuiabá”, disse Lúdio no debate.
Uma das propostas do candidato é que o número de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) saia das atuais 111 para 312 equipes. Os recursos virão do Ministério da Saúde, que já disponibilizou os recursos para Cuiabá. Os investimentos sairiam de R$ 60 milhões para mais de R$ 200 milhões aplicados por ano.
Lúdio propôs ainda a implantação do Hospital Infantil e Maternidade público, a contratação das equipes multidisciplinares (eMulti) com cardiologistas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, profissionais de educação física, entre outros. O candidato ainda destacou a necessidade de reabertura das Policlínicas do Coxipó, Planalto e CPA, reforma da Policlínica do Pedra 90 e implantar uma Policlínica na região oeste da cidade.
Creches, transporte, meio ambiente e cultura
Um dos temas sorteados para Lúdio foi o da educação. O candidato defendeu a necessidade de construção de novas creches em parceria com o Governo Federal em Cuiabá.
“Mas isso leva tempo. Nós precisamos, imediatamente, de 200 salas de aula para assegurar vaga em creche para 4 mil crianças de famílias que não conseguem vagas em creches públicas. E aí, precisa de ação concreta e criativa. nós vamos fazer parceria com as igrejas, instituições filantrópicas, e usar salas de aula prontas, para durante a semana receber as crianças com os professores de educação infantil da prefeitura e vaga assegurada imediatamente no ano letivo de 2025”, apontou o candidato no debate.
O candidato lembrou seu projeto de lei para obrigar a realização de licitação do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) e garantir a tarifa a um real por cinco anos com recursos da venda dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Para Cuiabá, Lúdio defendeu mudança no cálculo da tarifa do transporte municipal, para reduzir o valor cobrado da população.
Durante as discussões, Lúdio foi questionado pela imprensa sobre meio ambiente e questões climáticas e também sobre apoio a eventos religiosos e de diversidade. O candidato lembrou as propostas para arborização da cidade, revitalização dos rios e a implantação dos corredores verdes, que devem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Lúdio ainda garantiu apoio à Marcha para Jesus e eventos tradicionais da cultura cuiabana, assim como apoio à diversidade.
O confronto de preparo pessoal e propostas foi transmitido pelo Primeira Página no YouTube e está disponível para os eleitores comparem os candidatos. Lúdio é candidato a prefeito de Cuiabá ao lado de Rafaela Fávaro, candidata a vice-prefeita. A coligação “Coragem e Força pra Mudar” é formada pelos partidos PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL REDE.