DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro, da Coligação Coragem e Força para Mudar, liderada por Lúdio Cabral, defendeu que as famílias de Cuiabá tenham um local seguro e apropriado para cuidado com os idosos enquanto trabalham.
Preocupada com a área social, a candidata a vice destacou que há idosos que dependem de cuidados em tempo integral e precisam de um espaço adequado para ficar durante o dia.
O Plano de Governo Participativo de Lúdio, elaborado a partir de reuniões com a população e especialistas, traz uma série de projetos voltados para os idosos, visando promover saúde, bem-estar e qualidade de vida.
“Cuidar dos nossos idosos é um dever fundamental do poder público. Eles merecem atenção, respeito e serviços de qualidade que garantam uma vida digna e segura, sem serem deixados à margem da sociedade”, declarou Rafaela.
Entre as propostas de Lúdio para quando for prefeito de Cuiabá está a organização de serviços especializados em geriatria e gerontologia para garantir atenção à saúde da pessoa idosa, com atendimento diferenciado para quem necessita.
O plano também prevê a criação de unidades de atendimento chamadas “Casa da Feliz Idade”, que vai oferecer serviços que incluem nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, psicoterapia, educação física e outras atividades focadas na promoção da saúde.
Outra proposta de Lúdio é incluir atividades específicas para os idosos nas Unidades Básicas de Saúde, com ações voltadas à saúde física e mental, e a recuperação dos Centros de Convivência de Idosos de Cuiabá, ampliando os serviços oferecidos com foco em cultura, educação e saúde, em parceria com secretarias afins.
Além disso, serão implantados Centros-dia e Hospitais-dia conforme a Política Nacional do Idoso, e desenvolvidas ações intersetoriais que envolvam assistência social e saúde, incluindo a capacitação de cuidadores e a criação de um banco de dados desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A capacitação de profissionais da saúde e agentes comunitários para atendimento qualificado, inclusive em casos de violência contra idosos, e a garantia de vagas para especialistas em gerontologia e geriatria nos concursos públicos da saúde também são prioridades.
Outros projetos buscam ampliar o conhecimento dos idosos por meio de cursos de inclusão digital, artes e trabalhos manuais, além de promover ações intergeracionais nas áreas de esporte, cultura e lazer, valorizando a experiência e sabedoria da terceira idade. Por fim, o plano prevê a fiscalização rigorosa das empresas de transporte para assegurar o cumprimento dos direitos da pessoa idosa.