DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral e a candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro apresentaram e discutiram propostas para geração de empregos e erradicação da fome em Cuiabá, além de projetos para a educação, na segunda-feira (26).
O encontro com eleitores e candidatos a vereadores e vereadoras foi realizado em mais uma edição da Roda da Cidadania.
“Temos propostas que integram a vocação e o potencial da nossa cidade para estimular a nossa economia. Temos uma riqueza sem tamanho, uma história rica e uma população cheia de cultura. Cuiabá tem todas as condições de ser a capital do desenvolvimento econômico sustentável de verdade”, defendeu Lúdio.
Lúdio lembrou que o Plano de Governo Participativo apresentado à Justiça Eleitoral foi construído coletivamente ouvindo especialistas em todas as áreas e com participação popular. O documento traz compromissos possíveis de serem realizados por uma gestão compromissada com o bem da população e com o interesse público.
Entre as propostas do candidato para assegurar a geração de emprego e renda está o estímulo à agroecologia e à agricultura familiar. Lúdio lembrou do projeto de trazer para Cuiabá uma unidade da Embrapa, iniciativa que já está pautada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do ministro Carlos Fávaro.
“Com a ciência e tecnologia que a Embrapa tem, nós vamos trabalhar a produção sustentável, fruticultura e hortas para nos alimentar com comida saudável”, disse Lúdio explicando ainda que o fortalecimento desse setor virá associado ao implemento de uma política municipal de abastecimento para erradicação da fome na cidade.
Nessa política estão previstas as cozinhas solidárias e os restaurantes populares, além da melhoria da qualidade da merenda escolar fornecida às crianças pela prefeitura de Cuiabá. Lúdio propõe, no plano de governo, a implantação de uma rede de cozinhas solidárias instaladas nas regiões da cidade e articuladas com os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), além da ampliação do programa Prato Cheio e do restaurante popular.
Lúdio lembrou ainda da defesa que fará para que a ferrovia chegue a Cuiabá e traga progresso, estimulando a industrialização da capital mato-grossense, e citou o turismo como um agente que pode dinamizar a economia local, com geração de empregos qualificados. O candidato também falou do potencial cultural, que pode ampliar a complexidade da economia cuiabana, a partir da realização de eventos e desenvolvimento de projetos inovadores e tecnológicos.
Educação
No encontro com os eleitores e candidatos, Lúdio explicou as propostas para a educação em Cuiabá. Além da parceria com as igrejas e instituições filantrópicas para sanar a falta de vagas em creches, problema que afeta 4 mil famílias, Lúdio destacou a proposta de recriação da Universidade Popular Comunitária (UPC), que será responsável por erradicar o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos.
“Nós temos mais de 20 mil pessoas adultas em Cuiabá que não sabem ler e escrever. Isso é uma vergonha para uma cidade que ser desenvolvida. A UPC é um projeto maravilhoso e é o caminho para resgatar o brilho nos olhos dos adultos e idosos que aprendem a ler e escrever”, disse Lúdio lembrando que, no passado, atendeu pacientes que participavam do projeto.
O candidato ainda defendeu a realização de concurso público regularmente na área da educação. “Temos 12 mil profissionais que atuam na educação e o concurso precisa renovar nossos quadros e dar oportunidade àqueles que dedicam toda sua vida à educação, mas contratados como interinos”, pontuou.
As propostas para a educação superior também incluem a criação de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Centro Histórico de Cuiabá e a implantação de uma unidade do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) na região do Coxipó.
Médico sanitarista, Lúdio é candidato a prefeito de Cuiabá ao lado de Rafaela Fávaro, candidata a vice-prefeita. A coligação “Coragem e Força pra Mudar” é formada pelos partidos PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL REDE.