DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), considera “estranho” a diferença entre as últimas pesquisas eleitorais que citam a disputa pelo Palácio Alencastro este ano. Em contrapartida, o candidato garante que o cenário que tem encontrado nas ruas é muito favorável à sua candidatura.
“São dados diferentes demais de uma pesquisa para outra. A gente até percebe uma melhora em relação aos institutos nacionais a nosso favor, mas o que eu questiono é porque de tanta diferença?”, pergunta o candidato.
Brunini afirma que todas as pesquisas têm cópia pedida pela sua equipe e os dados são analisados de forma minuciosa com objetivo de entender os cálculos e elaborar ações.
“Sabemos que os concorrentes são melhores em determinados bairros e nós em outras áreas. Sabemos que na Assembleia o melhor candidato é o pior dentro dos ônibus e nas ruas esburacadas. As pesquisas são cenários de momentos e locais distintos. O mais importante é que nas ruas a população tem nos recebido de braços abertos e validado nossa candidatura por entender que somos a melhor opção para resgatar Cuiabá”.
Pesquisas recentes
As cinco pesquisas mais recentes, por exemplo, trazem cenários distintos na modalidade estimulada, quando as opções de candidatos são apresentadas ao eleitor/entrevistado. Veja:
Pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (27.08), pela TV Centro América, mostra Eduardo Botelho (União) tem 31% das intenções de voto; Abilio Brunini (PL), 25% e Lúdio Cabral (PT), 21%. (todos tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Kennedy (MDB) soma 4%.
Já o Gazeta Dados, do Grupo A Gazeta, também divulgado na terça-feira (27.08), aponta que Botelho tem 35,5%; Abilio 19,8%; Lúdio 17,2% e Kennedy 1,8% das intenções de voto.
Já o instituto Exame Dados, contratado e divulgado pelo Portal RD News no dia (26.08), aponta que tem Botelho 40%, Abilio tem 26% e Lúdio 15% e Kennedy com 2,17%.
O Instituto MT Dados, contratado pelo site Folhamax, também divulgou pesquisa em (19.08). Nesse dado Botelho chega a 39% das intenções de voto, Abilio Brunini aparece com 21%, Lúdio Cabral (PT) com 15% e Domingos Kennedy (MDB) com 2%
Na terça-feira (13.08), o instituto 100% Cidades publicou uma pesquisa divulgada pela EXAME. Nesse dado, Abilio tem 31,8% e Botelho com 31,5%. Em seguida, Lúdio Cabral (PT) aparece com 20,0% das intenções de voto e Domingos Kennedy (MDB) tem 2,0%.