https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/09/b84c3a6d-9cfd-4428-a56b-4f665fed9048.jpg

EM SINOP

Rodadas Técnicas da Aprosoja-MT ajudam produtores na tomada de decisão

DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Bruno Lopes - Aprosoja-MT

Produtores de Sinop receberam, na noite desta segunda-feira (02.09), mais uma edição da Rodada Técnica, evento da Comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

O evento leva aos produtores resultados das pesquisas nos campos experimentais da entidade, os CTECNOs Parecis e Araguaia.

O vice-presidente Norte da Aprosoja-MT e presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, lembra que as pesquisas são isentas de patrocínios, o que garante a fidedignidade dos resultados. “Testa todas as deficiências e vantagens que algum produto pode apresentar em relação a outros materiais”, destaca Ilson Redivo.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real. 

Redivo lembra também que há muitas áreas arenosas na região, o que se refletiu no perfil do público presente no evento. Foram cerca de 90 pessoas, entre produtores, estudantes e profissionais do setor, que acompanharam a apresentação do coordenador de pesquisa do CTECNO Parecis, Rodrigo Hammerschimitt, e da pesquisadora Daniela Facco.

O presidente do Sindicato Rural também destacou a importância das plantas de cobertura, principalmente em áreas arenosas.

“É altamente eficiente a utilização de palhada de cobertura em áreas arenosas. Isso tem demonstrado resultados bem significativos para o produtor. Então, é isso que tentamos mostrar: os resultados desses experimentos que são realizados pela Aprosoja-MT e que são isentos de qualquer interesse comercial”, pontua Redivo.

O produtor Artur Schwingel conta que, em uma de suas propriedades, é alto o teor de areia, e o evento serviu para tirar dúvidas sobre alguns manejos que podem ser realizados nesse tipo de solo. Schwingel destaca que tirou dúvidas sobre alguns produtos, como disponibilizadores de fósforo, e sobre experimentos com as plantas de cobertura, algo que ele já planejava fazer.

“O solo na minha propriedade é bem arenoso, a terra é bem mais fraca e o evento me ajudou a formular algumas ideias sobre isso. Tudo depende do manejo que eu vou querer adotar, e os pesquisadores esclareceram muitas dúvidas, o que vai me ajudar na tomada de decisões no dia a dia da fazenda”, enfatiza o produtor.

Já o coordenador de pesquisa do CTECNO Parecis, Rodrigo Hammerschimitt, lembrou que, entre os assuntos abordados, estavam a correção do solo, fertilizantes, fosfatados, sulfatados e potássicos. Além disso, Rodrigo destaca que as plantas de cobertura têm trazido mais produtividade do que corretivos e fertilizantes.

“Nós apresentamos aí a ‘soja-braquiária’, em virtude de trabalharmos numa dinâmica de solos arenosos. A braquiária, por produzir muita massa, aporta muita biomassa para o sistema e, consequentemente, melhora a produtividade, principalmente da soja”, destaca o pesquisador do CTECNO Parecis, localizado em Campo Novo do Parecis.

Veja Mais

Um comentário em “Rodadas Técnicas da Aprosoja-MT ajudam produtores na tomada de decisão”

  1. I loved as much as you will receive carried out right here The sketch is attractive your authored material stylish nonetheless you command get got an impatience over that you wish be delivering the following unwell unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *