DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
No programa eleitoral que estreou nesta segunda-feira (16) o candidato a prefeito Lúdio Cabral mostrou que setores como economia, saúde e habitação podem avançar em Cuiabá por meio da parceria e de recursos do governo federal.
Em vídeo, três ministros do Governo Federal se comprometeram com a execução das propostas da coligação “Coragem e Força pra Mudar”.
“Ninguém vai resolver os problemas de Cuiabá brigando com o governo do estado e xingando o governo federal. Os programas e verbas federais são essenciais para o desenvolvimento da nossa cidade. Prefeito tem que saber trabalhar em parceria”, afirmou o candidato.
Exemplo disso é a união com o Ministério da Saúde para ampliar para 312 o número de equipes de saúde da família atuando nos bairros. O trabalho contará com R$ 200 milhões anuais do Ministério da Saúde, conforme endossado pela titular da Pasta, Nísia Trindade. “Com Lúdio na Prefeitura, o povo de Cuiabá contará com conhecimento, experiência e compromisso para cuidar da saúde de todos.”
O candidato também explicou como vai construir 20 mil casas populares equipadas com placas solares por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Além disso, destacou a criação de cooperativas populares para a gestão da energia solar que será distribuída entre residências e também para pequenas empresas, barateando a conta de luz.
“Nós vamos ajudar o Lúdio para colocar em prática a promessa e compromisso de dar energia solar para a população de interesse social e que fortaleça a economia de Cuiabá”, pontuou o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Sobre a geração de emprego e renda, Lúdio citou a implementação do programa Comércio Forte, para incentivar o empreendedorismo e a economia local. Também se comprometeu em atrair empresas e indústrias e trabalhar para que a ferrovia chegue em Cuiabá.
Outra proposta é transformar a Capital em um polo de produção de frutas e verduras, potencializando a renda das famílias. “Eu, como ministro da agricultura, apoio os projetos do Lúdio e tenham certeza, ele tem acesso direto também ao presidente Lula e isso se torna uma realidade”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Ao longo do programa, eleitores bolsonaristas declararam voto ao candidato, apontando que ele é o melhor capacitado para gerir a Capital. “Não é questão de partido, porque quem vai governar vai ser o Lúdio”, avaliou a servidora pública Lucineide da Silva.
Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.