DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O vereador Julio da Power (Republicanos) conquistou um importante apoio político para o seu projeto de lei que visa implantar o “Programa Farmácia de Manipulação Cuiabana” na rede pública de saúde de Cuiabá. Eduardo Botelho candidato a prefeito de Cuiabá pela chapa “Juntos pra Mudar Cuiabá”, ao lado de seu vice, Dr. Marcelo Sandrin, declarou seu apoio à iniciativa do jovem vereador, destacando a relevância do projeto para a cidade e a importância de Julio na Câmara Municipal para continuar defendendo pautas que fortalecem a saúde pública.
O projeto de autoria de julio, propõe a criação de uma farmácia de manipulação no sistema de saúde municipal, com o objetivo de oferecer medicamentos personalizados e manipulados gratuitamente à população, a partir de prescrições médicas emitidas por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá.
O vereador destacou que essa proposta tem o potencial de reduzir os custos para o poder público, sem comprometer a qualidade dos tratamentos.
“Muitos medicamentos industrializados podem ser manipulados a um custo significativamente menor, sem perder a eficácia. É uma maneira de garantir tratamentos adequados para a população e ao mesmo tempo economizar recursos públicos”, explicou Julio da Power.
Ao declarar seu apoio ao projeto, Botelho ressaltou a importância de ter Julio da Power como parceiro na Câmara Municipal para levar adiante essa pauta fundamental. “Precisamos do Julio na Câmara para nos ajudar a lutar por essa causa. A farmácia de manipulação vai trazer um grande benefício para a nossa cidade, e essa é uma bandeira que eu, junto com meu vice Dr. Marcelo Sandrin, defendemos com afinco”, afirmou Botelho. Ele também destacou que Dr. Sandrin, como médico, entende profundamente a necessidade de garantir medicamentos manipulados para atender de forma personalizada a população, promovendo mais eficácia nos tratamentos.
O projeto “Farmácia de Manipulação Cuiabana” prevê que os medicamentos sejam distribuídos mediante receita assinada por médicos credenciados na rede pública, com a produção sendo supervisionada por farmacêuticos. A iniciativa também autoriza o Executivo a firmar parcerias com entidades assistenciais e instituições educacionais, garantindo a execução eficaz do programa, que seguirá todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Agora, o projeto segue para apreciação na Câmara Municipal e, se aprovado, poderá entrar em vigor em até 90 dias após ser sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Botelho reforçou seu compromisso com propostas que tragam melhorias para a saúde pública e destacou o papel fundamental de Julio da Power para o sucesso dessa e de outras iniciativas voltadas ao bem-estar da população de Cuiabá.