DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Prefeitura de Cuiabá oficializou, na manhã desta segunda-feira (23), a autorização para a construção do novo Mercado Municipal Miguel Sutil, uma das etapas de um amplo projeto de revitalização do centro histórico, que promete ser um marco para a capital mato-grossense.
A autorização foi assinada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. A iniciativa faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a CS Mobi Cuiabá, empresa do grupo CS Infra. A solenidade contou com a presença do deputado federal Emanuelzinho.
Logo após a solenidade, o prefeito realizou uma vistoria às obras de readequação do calçamento às margens da avenida Generoso Ponce. Na sequência, também visitou o espaço especialmente construído para que a população conheça um pouco mais sobre as ações que serão desenvolvidas.
“Resgatar o centro histórico de nossa cidade vai muito além de preservar a memória; é um passo fundamental para o nosso desenvolvimento. Quando investimos na revitalização desse espaço, estamos valorizando nossas raízes culturais, criando oportunidades para o turismo e incentivando o comércio local. Além disso, essas ações geram empregos e promovem um ambiente urbano mais atrativo e sustentável. O centro histórico é o coração de nossa cidade, e seu renascimento é essencial para um futuro de prosperidade, que une história e progresso em benefício de toda a população”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.
O prefeito explicou que, desde o lançamento da iniciativa, que visa ressaltar a cultura e as características locais, além de fortalecer o comércio, estão previstos investimentos na ordem de R$ 130 milhões.
“Essas intervenções, além de preservar nossa história, estão moldando o futuro de Cuiabá. É preciso reconhecer a coragem do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou essas obras, mesmo sabendo que não serão finalizadas durante sua gestão. Como cuiabano, celebro e me emociono com esse projeto, que certamente marcará a vida dos futuros moradores da cidade. Eles utilizarão esse espaço para fazer compras e fortalecer ainda mais seus laços com Cuiabá. Diferente do passado, quando essa área era associada à prostituição e ao uso de drogas, agora será transformada em um local de convivência, comércio, lazer e identidade para a cidade. Parabéns ao prefeito, e que nossa querida Cuiabá tenha vida longa!”, declarou o deputado federal.
Kenon Oliveira, gerente-geral de operações da CS Mobi Cuiabá, destacou que a iniciativa, além de preservar e valorizar o passado, traz modernidade e torna a relação dos cuiabanos com a cidade mais amigável e segura.
Os trabalhos de requalificação das vias e do mobiliário urbano foram iniciados em julho deste ano, após uma série de estudos e a obtenção das licenças necessárias, incluindo autorizações de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A conclusão das obras está prevista para julho de 2025, um ano antes do prazo estipulado em contrato. A entrega final está prevista para novembro de 2025.
“O prefeito Emanuel é um grande entusiasta deste projeto. Ele idealizou tudo, e é uma grande satisfação para nós concretizar essa visão. Trata-se de uma parceria público-privada (PPP) com um contrato de 30 anos. Por isso, é justo prestar contas à população sobre todos os investimentos realizados até o momento. Nosso objetivo foi preservar as características de Cuiabá, sem transformar a região em um centro comercial que competisse com as áreas já existentes. O foco foi complementar o que já existe aqui, por isso dedicamos tempo em projetos e estudos”, ressaltou Kenon.
Até o momento, já foram realizadas a remoção das antigas edificações e estruturas vizinhas, a limpeza do terreno, a construção das redes de captação de águas pluviais e esgoto, além de sondagens complementares para confirmar o perfil do solo e a impermeabilização e acabamento nas paredes das edificações vizinhas. Também foi concluída a locação topográfica da obra.
Agora, o Consórcio dará início às escavações para a execução das fundações. O novo mercado contará com seis lajes, 187 comércios e 481 vagas de estacionamento.
O novo mobiliário urbano também faz parte do projeto, incluindo pontos de ônibus multifuncionais equipados com telas de LED que informarão horários e itinerários, bancos com carregadores para celulares, sinal de wi-fi gratuito, estações de recarga para bicicletas elétricas, academias ao ar livre, além de arborização e paisagismo.