DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O atleta paraplégico e medalhista de bronze nos Jogos Parapan-Americanos do Rio 2007, Isidoro Mazotini, que também é presidente do Grupo de Amigos e Deficientes Paralímpicos (GAADIN) de Indaiatuba – SP, foi convidado pelo vereador Sargento Vidal (MDB) para palestrar durante a tribuna livre na sessão ordinária desta terça-feira (24).
Na ocasião, ele destacou os diversos benefícios conquistados pelas pessoas com deficiência por meio da inclusão no esporte.
Recentemente, Vidal apresentou à Casa de Leis um anteprojeto voltado ao tema, que engloba a criação da Secretaria-adjunta de Paradesporto, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e a construção, por parte do Executivo Municipal, de um ginásio destinado ao público.
O Gaadin, que atualmente conta com 50 assistidos na cidade paulista, é reconhecido como uma iniciativa de sucesso em prol da inclusão social, proporcionando oportunidades de reintegração na sociedade, tanto no âmbito familiar quanto acadêmico e profissional.
Isidoro afirmou que se sentiu honrado com o convite do vereador e destacou a importância de levar esses investimentos para outras localidades, comprovando sua eficácia na prática.
“Fiquei muito feliz quando o vereador Vidal nos convidou, pois o poder público é a porta de entrada para os atletas, viabilizando a criação de instituições como esta, com o apoio de profissionais como assistentes sociais, professores, nutricionistas e fisioterapeutas. Temos vários casos em nossa instituição de pessoas que adquiriram deficiências físicas ao longo da vida, que chamamos de deficiências traumáticas. Essas pessoas encontraram um novo fôlego, se adaptaram e hoje convivem bem, formaram famílias, estão estudando e voltaram ao mercado de trabalho. Tudo isso por meio do esporte. Eu sou prova disso”, declarou Isidoro.
Vidal relembrou como seus caminhos se cruzaram com a família de Isidoro, motivando-o a buscar recursos e apoios para que Cuiabá fosse contemplada com políticas públicas como essas.
“Durante as Paralimpíadas de Paris 2024, pude perceber ainda mais a importância que o paradesporto tem para a população. Já conhecia o trabalho do Isidoro e, ao conversar com sua irmã, Mariana, fiquei ainda mais inspirado. Como vereador, sei que é possível, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e do Ministério do Esporte, trazer recursos para nossa cidade. Também há empresas locais interessadas em investir no paradesporto. Agradeço pela colaboração de vocês e por nos inspirar ainda mais. Se Deus quiser, com o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro, vamos avançar nessa área”, afirmou o parlamentar.
É importante destacar que Mato Grosso conta com dois polos de apoio ao paradesporto, localizados em Cáceres e Várzea Grande, cujo objetivo é promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.