DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Em duas operações Lei Seca realizadas na madrugada deste domingo (29.09), em Cuiabá, 15 condutores foram autuados criminalmente e presos. As ações ocorreram nas avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), área central, e na Carmindo de Campos, no bairro Grande Terceiro.
Desse total, 13 conduziam seus veículos em visível estado de embriaguez, e três deles combinando consumo de álcool com a falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), delitos previstos nos artigos 306 e 309 do Código de Trânsito. Os outros dois motoristas foram autuados por dirigir sem CNH.
As operações ocorreram simultaneamente entre as 3h e 5h da manhã. De acordo com o relatório final, 70 veículos, entre carros e motocicletas, foram vistoriados, e 75 testes de alcoolemia aplicados. As ações também levaram à remoção de 40 veículos, sendo 32 carros e 8 motos.
O relatório das duas ações aponta ainda a emissão de 62 autos de infrações por diversos delitos e irregularidades. Além do consumo de bebida alcóolica, que gera prisão e multa de R$ 2,9 mil, condutores de motos e carros foram multados por não ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento, falta de condições de segurança veicular e entre outras.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações deste sábado foram empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Politec, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.