DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Brinquedos, roupas e acessórios, calçados, eletrônicos, livros e até alimentação serão opções de presentes para o Dia das Crianças. A data comemorativa, celebrada no próximo dia 12 de outubro, deve beneficiar diversos segmentos do comércio e serviços, gerando um incremento de mais de R$ 330 milhões.
Os dados constam no levantamento do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT), realizado com 501 pessoas em 32 municípios do estado, entre os dias 9 e 14 de setembro.
A movimentação reflete a intenção de compra de 43,3% dos mato-grossenses para o período. O levantamento também aponta que 6% dos respondentes ainda não têm certeza se comprarão presentes. O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressalta o impacto que a data comemorativa provoca na economia local.
“Mesmo sendo feriado nacional, o comércio da capital e de outros da capital, principalmente, estão autorizados a funcionar, ampliando a circulação de dinheiro na economia do estado”, explica.
O acordo firmado entre a Fecomércio-MT, os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários) também permite que no dia 11 de outubro os comerciantes ampliem o horário de atendimento em até duas horas.
Apesar de uma grande parte dos consumidores afirmar que irá consumir no dia, correspondendo a 23% dos entrevistados na pesquisa, a maioria ainda não sabia, na data da pesquisa, quando iria às compras (66%). Já o percentual dos que devem fazer compras durante a semana oscila em torno de 2% .
O cartão de crédito será a principal forma de pagamento para os entrevistados (43,3%), seguido de Pix (31,8%) e dinheiro (12,9%). Cartão de débito soma 8,3% e, por último, o boleto com apenas 0,9%.
A pesquisa revela que 61,8% dos entrevistados planejam dar brinquedos, seguidos de 18,4% que comprarão roupas e/ou acessórios. Chocolates e doces somam 4,1%, enquanto eletrônicos (celulares, tablets, entre outros) representam 4%. Calçados têm participação de 2%. Os que responderam que ainda não sabem totalizam 8,8%.
Wenceslau Júnior também lembra que a média de gastos para a data ficou em R$ 200 e, embora o valor seja menor em comparação com o levantamento de 2023, a movimentação financeira beneficiará consumidores e lojistas, sendo uma das mais importantes para o comércio mato-grossense.
“O Dia das Crianças é muito importante do ponto de vista econômico, já que está entre um período sem datas comemorativas de julho a setembro e próximo às comemorações de fim de ano. Portanto, é uma data bastante esperada pelos comerciantes e comerciários, o que gera boas expectativas para o setor”.
Quanto aos estabelecimentos onde pretendem comprar, as lojas físicas, principalmente as do centro da cidade, serão as mais procuradas por 62,7%. Outros 13,8% responderam que pretendem comprar em shopping e 6,5% em lojas de bairro. Compras pela internet, por meio de sites e/ou aplicativos, correspondem a 12%.